Exercício 1: (PUC-RIO 2009)
Cada elemento tem a sua densidade e em algumas tabelas periódicas aparece essa informação. Visando confirmar experimentalmente a densidade da prata e utilizando o Princípio de Arquimedes, no qual o volume de um sólido é igual ao volume de água deslocado por ele, assim se procedeu em laboratório: um cordão de prata pura pesando 42 g foi introduzido em uma proveta de 50,0 mL contendo exatos 20,0 mL de água, o que provocou o deslocamento do volume de água para 23,8 mL. Como resultado desse experimento, está correto afirmar que o valor que mais se aproxima da densidade da prata é:
A)
2,1
B)
7,4
C)
9,3
D)
11
E)
14
Exercício 2: (UFSC 2014)
Pedro (50 kg), Tiago (53 kg) e João (60 kg), três jovens que passam férias em uma praia de Florianópolis, encontram uma prancha de surfe tamanho 6’ 7’’, com largura do meio 18’’, espessura 2 3/8’’ e densidade 0,05 g/cm3. Como não entendem muito de surfe, mas conhecem muito de Física, resolvem fazer testes em uma piscina de água doce, realizar alguns cálculos e discutir conceitualmente sobre as propriedades físicas envolvidas na prática do surfe. Os jovens modelam a prancha como um paralelepípedo de comprimento 2,0 m, largura 0,45 m e altura 6,0 cm.
As conclusões obtidas foram sintetizadas nas afirmações abaixo.
Com base no enunciado, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
1)
A altura da parte submersa da prancha quando flutua na água é de 0,3 cm.
2)
O princípio de Arquimedes declara que todo corpo leve flutua na água e todo corpo pesado afunda.
4)
Quando aumenta a densidade da água na qual a prancha está flutuando, diminui a altura da parte submersa.
8)
A prancha suportaria apenas o peso de Pedro e Tiago, em pé sobre ela, sem afundar.
16)
A força de empuxo que atua sobre a prancha em flutuação existe porque a pressão que a água exerce sobre a prancha aumenta com a profundidade.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1) Letra D
2) 1 - 4 - 16
Explicação:
Anônimo:
obrigadinha ^-^
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás