A quantidade de água doce disponível para o uso humano é muito pequena, perto de 3% do volume total de água existente. Os outros 97% são constituídos de água salgada. Desses 3% de água doce, cerca de 1% está acessível para a população de todo o planeta, e o restante se encontra na forma de gelo. Contudo, boa parte da água acessível está poluida e deve ser tratada para o consumo humano.
As etapas envolvidas nas estações de tratamento da água das grandes metrópoles são:
(A) filtração e cloração, somente.
(B) decantação e filtração, somente.
(C) floculação e decantação, somente.
(D) sublimação, decantação e filtração.
(E) floculação, decantação, filtração e cloração.
(Coloquei a matéria errada naverdade é química)
Respostas
Resposta:
Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
Explicação:
O que é feito nas Estações de Tratamento de Água:
1- Coagulação
É a etapa inicial do tratamento da água, quando ocorre a adição de sulfato de alumínio, um produto químico que possibilita a união das partículas sólidas em suspensão na água.
2- Floculação
Neste passo, as partículas sólidas unem-se em flocos maiores, para facilitar o processo seguinte de decantação.
3- Clarificação
Depois de se agruparem em flocos maiores, eles se acumulam no fundo do decantador. Nesta fase, se inicia a coleta superficial da água.
4- Filtração
Uma etapa bastante importante do processo, é na filtração que a água passa por filtros compostos por camadas de antracito, areia e pedras de diversos tamanhos. Aqui, as pequenas impurezas ficam retidas.
5- Desinfecção
Neste passo, ocorre a aplicação de cloro gás, hipoclorito de sódio ou outro produto adequado para a eliminação de micro-organismos causadores de doenças.
6- Fluoretação
Por fim, também é aplicado flúor, que irá atuar na prevenção de cáries.