a) As lampadas estão ligadas em série ou em paralelo?
b) Quantos geradores tem o circuito?
c) Se uma das lâmpadas queimar , a outra continuará funcionando? Por que?
d) É possível dizer que o circuito representa o circuito de uma residencia? Por que?
Respostas
Resposta:
a) Em série
b) 1 gerador
c) Não
d)Não
Explicação:
a) As lâmpadas estão em série, pois, por elas passam a mesma corrente elétrica. Veja que não existe nenhum outro ramo do circuito, a corrente é a mesma para todos os componentes, então todos estão em série.
b)Temos apenas 1 único gerador no circuito, é ele quem fornece a diferença de pontecial elétrico no circuito e faz os elétrons circundarem pelo cirucito. É o gerador que fornece uma fechamente de campo elérico dentro do circuito.
c)Isso é uma dos consequências de estar ligado em série: Se você desligar uma das lâmpadas, é como se você tivesse aberto o circuito e a corrente cessa.(Cirucito aberto)
d) Pela explicação do item anterior, esse cirucito não pode ser uma representação de uma cirucito elétrico de uma residência, pois, ao desligarmos uma lâmpada, a outra também apagaria.
Curisodidade: A corrente elétrica de fato é rápida, mas os elétrons não!
Mas como a corrente pode ser rápida e os elétrons lentos sendo que a corrente é feita de elétrons em trânsito organizado?
Os elétrons se movem no circuito cerca de centímetros por minuto, mas a corrente elétrica se move quase que na velocidade da luz!
Isso ocorre porque quando fechamos o circuito, se forma um campo elétrico dentro do circuito na velocidade da luz! É essa campo elétrico que "informa" os elétrons de que existe uma diferença de potencial e eles começam a se movimentar. Então, por exemplo, ao ligar uma lâmpada, você faz surgir um campo elétrico no circuito e os elétrons que já estão na lâmpada a acendem.