Costuma-se atribuir ao período das Grandes Navegações importantes avanços nos conhecimentos geográfico e cartográficos. Explique a relação existente,neste contexto,entre interesses políticos e econômicos e o desenvolvimento desses conhecimentos.
Respostas
A relação entre os interesses políticos e econômicos durante as Grandes Navegações pode ser atribuída à vários fatores, entre eles ao advento das relações capitalistas, que se diferenciava da economia de subsistência presente na Idade Média.
Através destas relações era preciso expandir politicamente os domínios territoriais para outras regiões para que a economia estivesse sempre favorável, pois era considerada um grande nação, aquela que tinha maiores lucros e acúmulo de metais preciosos.
O Mercantilismo e as Grandes Navegações
O Mercantilismo foi o sistema econômico da época e que tinha entre outros objetivos a acumulação de metais preciosos e uma balança comercial favorável (venda de produtos maior que a sua compra).
Uma das maneiras de se manter a balança comercial favorável era através dos lucros obtidos com o comércio e do acúmulo de metais preciosos.
Estas e outras motivações fizeram com que os Estados europeus buscassem caminhos alternativos de comércio para obter mais lucros com as especiarias das Índias e a busca de novos territórios para a obtenção de metais preciosos como ouro e prata.
Novas rotas comerciais e novos territórios para a exploração de metais preciosos
Dentro deste contexto, as Grandes Navegações foram capazes de estabelecer novas rotas comerciais para a obtenção de maiores lucros do comércio de especiarias, além do encontro de novos territórios que serviram como fonte de metais preciosos, produtos e mão de obra escravizada.
As nações que se destacaram nesta busca se tornaram politicamente mais fortes e foram consideradas as nações mais bem-sucedidas deste período.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as Grandes Navegações em: https://brainly.com.br/tarefa/5347754