“O critério de escolha - dos mais “sábios”, dos “melhores”, dos “homens bons” - que fluía do respeito, da liderança na comunidade local, passa, gradativamente, a ser substituído pelo poder de influência, seja intelectual, econômico ou militar. Ao longo do tempo, o critério dos “mais sábios” é paulatinamente contaminado pelos interesses privados das elites, constituindo os conselhos de “notáveis” das cortes e dos Estados modernos.” (BORDIGNON, 2004, p.16). A partir da citação do autor e de seus estudos acerca da constituição histórica dos conselhos, é correto afirmar que:
Respostas
Resposta:
resposta: B
Explicação:
os conselhos de notáveis eram compostos por membros da sociedade que tinham influência intelectual, aliado aos interesses dos grupos dominantes.
Resposta: os conselhos de notáveis eram compostos por membros da sociedade que tinham influência intelectual, aliado aos interesses dos grupos dominantes.
Explicação: A partir da citação do autor, é possível perceber que existiu uma modificação no sentido da existência dos conselhos, que se originam no conselho de anciãos, mais antigo, que homens vistos como sábios pela sua experiência de vida os constituíam, passando a dar espaço para os conselhos de notáveis. Os notáveis eram pessoas da sociedade que detinham poder, seja de forma letrada, pelo seu intelecto, ou ainda econômica, por serem ricos e da elite dominante, ou servirem como militares em cargos elevados. Assim, houve uma passagem de um aescolha que envolvia sabedoria para uma escolha que envolvia interesses dos grupos sociais dominantes, aliados ao governo existente.