O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, da zika, da chikungunya e da febre amarela urbana. Originário da África, foi disseminado de forma passiva pelo homem, hoje é considerado um mosquito cosmopolita. O macho alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos. Em média, cada A. aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. As fêmeas preferem o sangue humano como fonte de proteína ao de qualquer outro animal vertebrado. Atacam de manhãzinha ou ao entardecer. Sua saliva possui uma substância anestésica, que torna quase indolor a picada. Tanto as fêmeas quanto os machos abrigam-se dentro das casas ou nos terrenos ao redor. A respeito do A. aegypti, podemos considerá-lo: a. Um vetor, hospedeiro natural dos vírus de múltiplas doenças, disseminando doenças em todo ciclo de vida.
B. Um hospedeiro que necessita do contato com a água em seu ciclo de vida, hospedando formas larvais das patologias.
c.
Um mosquito que sofreu mutação, hospedando definitivamente um retrovírus que infecta tanto humanos como animais.
d.
Um vetor transmissor de diferentes patologias de fácil disseminação, associadas à alta taxa de prevalência e agravos à saúde da população.
e.
Um portador de agente etiológico infeccioso letal a animais e seres humanos, causador de diferentes pandemias ao longo da história.
Respostas
Resposta:
Originário da África, foi disseminado de forma passiva pelo homem, hoje é considerado um mosquito cosmopolita. Menor que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é preto com riscos formando um pequeno desenho semelhante a uma taça no tórax e listras brancas na cabeça e nas pernas.
Em relação ao A. aegypti, é correto afirmar que ele transmite várias doenças e possui fácil disseminação.
Letra D
Dengue: uma doença causada pelo A. aegypti
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito A. aegypti. O vírus que causa essa doença é considerado um arbovírus/RNA, pois é transmitido por um artrópode.
A dengue é considerada ressurgente no Brasil, pois ela foi erradicada em 1967, mas acabou voltando. Ela é dividida em 2 tipos: clássica e hemorrágica.
Os principais sintomas da dengue são:
- Dor de cabeça e atrás do olhos;
- Dores nas articulações;
- Dores musculares;
- Manchas vermelhas na pele;
- Vômito e diarréia, entre outros.
Saiba mais sobre a dengue em: https://brainly.com.br/tarefa/546024
#SPJ2