A elaboração de um relatório remete a um contexto em que empregar corretamente as regras gramaticais da língua portuguesa é muito importante, e o destinatário espera que possamos nos comunicar bem em uma interação escrita formal, motivo pelo qual sempre que elaboramos um texto precisamos revisá-lo.
“Revisar é por vista a alguma coisa; é ler o texto a fim de consertar-lhe possíveis ‘erros’, sejam eles relativos à estrutura (redação, digitação, tipografia etc.) ou ainda relativos ao aspecto linguístico de adequação do modo como o conteúdo é apresentado/exposto.”
ROCHA, Harrison da. Um novo paradigma de revisão de texto: discurso, gênero e multimodalidade. Brasília, 2012.
O trecho seguinte foi extraído de um relatório de vistoria, realizado em um estádio de futebol, para avaliar a infraestrutura e os serviços fornecidos. Leia-o atentamente.
“Apesar da avaliação muito positiva à respeito da sensação de segurança no estádio, verificou-se que a questão da iluminação na área externa, incluindo estacionamento e áreas de circulação, pode ser melhorada, sem que isso justifique redução da nota. Além disso, a empresa apresentou formulários de check-list aplicáveis às instalações de apoio e ao vestiário, tendo atendido a todos os requisitos obrigatórios, embora ainda precise realizar ajustes no gramado. Conforme relatório apresentado, a equipe de auditores constatou falhas no gramado, localizadas próximas à região onde se encontra o gol do setor Norte, em parte consequência do show realizado no dia 03 de agosto de 20XX.”
Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2019.
Tendo por base a revisão da norma gramatical da língua portuguesa no fragmento lido, analise as seguintes afirmativas.
I. Na expressão “à respeito”, o emprego da crase está equivocado, visto que não se usa crase diante de palavra masculina.
II. Em “verificou-se que à questão...”, a colocação pronominal está correta, pois, segundo a norma, após a vírgula, deve ocorrer a ênclise, isto é, o pronome deve vir após o verbo.
III. Em “à questão da iluminação na área externa”, o emprego equivocado da crase leva a um problema de compreensão do trecho, pois cria uma expectativa no leitor que não se concretiza depois.
IV. Em “aplicáveis às instalações”, a crase não é obrigatória, pois, ainda que haja uma palavra feminina, não há nenhuma palavra que exija a presença da preposição “a”.
V. No trecho “onde se encontra o gol do setor Norte”, a próclise deveria ser substituída pela ênclise, ou seja, o pronome deveria vir depois do verbo.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
I, II e V.
c)
II, III e IV.
d)
I, IV e V.
e)
III, IV e V.
Respostas
Resposta:
As alternativa I , II e III estão corretas. As normas gramaticais são bastante importantes para o desenvolvimento pleno de habilidades comunicativas que são essenciais para todos independentemente de profissão escolhida de modo que a comunicação é essencial à todos.
Explicação:
A norma culta nos estabelece diversas regras que devem ser seguidas para que possamos ter um padrão do que consideramos como correto ou incorreto de acordo com à norma e assim nos adaptarmos à ela.
Resposta:
As alternativa I , II e III estão corretas. As normas gramaticais são bastante importantes para o desenvolvimento pleno de habilidades comunicativas que são essenciais para todos independentemente de profissão escolhida de modo que a comunicação é essencial à todos.
Explicação: