Categoria:
Autor:
Diálogos com a literatura - Ativ.1- Des. 3 - Literatura afro-brasileira
Torto Arado é um romance brasileiro de 2019 escrito pelo autor baiano Itamar Vieira Junior. Conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.[1] O romance foi originalmente publicado em Portugal, pela editora Leya, após vencer o prêmio de mesmo nome. No Brasil, é publicado pela editora Todavia. Além do Prémio Leya, venceu também importantes competições como o Prêmio Jabuti 2020 e o Prêmio Oceanos 2020.
O livro acima é um exemplo de literatura:
indígena
europeia
afro-brasileira
asiática
Respostas
Resposta:
C) afro-brasileira
Explicação: o texto da descrições de qual é o tipo de literatura
(fiz no cmsp)
O livro "Torto arado" citado pela questão é um exemplo da literatura chamada afro-brasileira.
O livro "torto arado" escrito por Itamar Vieira Junior, tem como temática principal a história de irmãs negras, que viveram em um regime de escravidão e passaram por diversas condições ruins ao longo de sua infância e adolescência.
A partir desse resumo, vemos parte da cultura africana (afro) presente no enredo. Além disso é possível ver na descrição do título a palavra afro-brasileira presente, identificando a qual ramo da literatura o livro "torto arado" pertence.
A literatura Afro-brasileira:
A literatura afro-brasileira é um estilo literário que traz a tona, temáticas da cultura africana. São exemplos dessa temática, o período de escravidão, contos africanos, lendas africanas, entre outras narrativas que retratam a experiência dos povos africanos.
Veja mais textos pertencentes a essa literatura:
https://brainly.com.br/tarefa/25997011
https://brainly.com.br/tarefa/16195746