Muito se fala em consumo sustentável na mídia e em conversas, elegendo grupos e temas prioritários no debate, como consumo de água, escassez de recursos naturais, poluição, aumento da temperatura global, entre outros, mas, no sentido de colocar o indivíduo no centro da discussão, considerando o impacto de suas ações na sociedade e ecossistema, ainda há espaço a ser explorado.
Nesse contexto, "O Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram o emprego decente aos que os produziram, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos, tanto quanto possível. As pessoas consomem de maneira sustentável, quando suas escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas (BRASIL, 2019, s.p.)".
Você é uma das lideranças do Marketing e acredita ser fundamental ampliar a discussão sobre o consumo sustentável com os colegas de equipe, partindo das condutas individuais rumo às ações concretas.
1. Apresentada a situação, quais questionamentos você faria na reunião começando com a dimensão “pessoa”, em relação aos aspectos a seguir?
a) Utilização de menos recursos naturais em sua produção.
b) Produtos e matérias-primas que serão facilmente reaproveitados ou reciclados.
c) Comprar é realmente necessário estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível.
d) Quais as consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas.
2. Quais ações você sugeriria aos colegas de equipe?
Respostas
Resposta:
1)
A)
Consumir é necessário, mas para evitar os impactos negativos para a sociedade e meio ambiente no futuro, as pessoas precisam se conscientizar agora, pois a humanidade consome muito mais recursos naturais do que a Terra consegue sustentar.
- Será que estamos poupando água suficiente?
- Será que podemos diminuir nosso consumo de energia?
- Será que o nosso lixo está sendo devidamente processado para ser reciclado?
- Será que estamos realmente avaliando os impactos do nosso consumo no meio ambiente e na sociedade?
B)
A gestão adequada é o primeiro passo para que as empresas contribuam para um meio ambiente saudável. A reutilização de resíduos também é uma forma de utilização do resíduo como matéria prima. A reutilização de resíduos prolonga a vida útil dos materiais.
- É possível a reutilização de resíduos que seria descartados ainda como matéria prima?
- Seria possível iniciarmos um processo de gerenciamento de resíduos?
- A nossa empresa realiza esse gerenciamento de forma adequada?
C)
O Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, que garantem emprego decente aos que os produzem, e que são facilmente reaproveitados ou reciclados.
- Tendo em vista isso, estamos comprando de maneira sustentável?
- Levamos realmente em consideração os pontos necessários para uma compra verdadeiramente sustentável?
D)
Hoje em dia todas as ações do homem geram impactos no meio ambiente, positivos e negativos. O negativo, diz respeito à emissão de poluentes, despejo de resíduos nocivos e outras modificações prejudiciais ao meio ambiente. Os impactos positivos, por sua vez, estão relacionados a programas de preservação e conscientização da sociedade.
- Sabemos quais impactos positivos e negativos estamos causando?
- O que estamos fazendo para diminuir impactos negativos e aumentar os impactos positivos?
2)
1. Planeje suas compras. Compre menos e melhor;
2. Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade;
3. Consuma só o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades e tente viver com menos;
4. Reutilize produtos. Não compre outra vez o que você pode consertar e transformar;
5. Separe seu lixo. Reciclar ajuda a economizar recursos naturais e a gerar empregos;
6. Use crédito com responsabilidade. Pense bem se você poderá pagar as prestações;
7. Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas;
8. Contribua para a melhoria dos produtos e serviços. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas;
9. Cobre dos políticos. Exija ações que viabilizem a prática do consumo consciente;
Explicação:
Resposta:
1- a. Questionar se viram alguma notícia sobre o processo de fabricação, envolvimento em denúncias ou divulgação de boas práticas de trabalho e se sabem quais recursos naturais são usados na produção dos produtos que adquirem.
b. Propor que relembrem sobre as suas últimas compras em geral e questionar qual o impacto no descarte que os produtos/serviços provocam na sociedade.
c. Solicitar que fotografem as embalagens de produtos que adquiriram nos últimos dias. Questionar se cada um acredita que tudo o que compra é necessário. Não tem outra solução em que adquirir o bem seja dispensável?
d. Questionar se sabem quais recursos são demandados para que o produto adquirido chegue até eles. Onde o produto foi produzido? A qual distância a fonte de produção está deles? É necessário vir de longe ou tem outro similar perto? Quais as consequências de adquirir o produto? Positiva ou negativa?
2- Incentivar a reflexão de situações cotidianas, como, por exemplo, na embalagem de pão, consta que ele foi produzido à 1200 km de distância da produção. O produto não é específico e pode ser atendido com produção local. Logo, ao comprá-lo, houve o impacto negativo de transporte e utilização de embalagens como pallets, caixas de transportes, desnecessárias se fosse comprado em padaria.
Encorajar que cada um estabeleça uma meta de melhoria, podendo estabelecê-la por período. Por exemplo, adquirir um item da economia local, verificar quem produz, quais são as práticas de produção, como os produtos são reciclados? Há como reduzir, por exemplo, uso de refis ou eliminação de embalagens?
Repetir a rodada a cada 30 dias a fim de verificar os avanços individuais e coletivos, bem como provocar a ampliação de iniciativas para o consumo consciente na empresa.
Explicação:
Padrão de resposta esperado