EFOMM 2006
1a
Questão:
“Na redação, o secretário fazia sua cozinha, quando a senhora, não primaveril, mas ainda não
invernosa, dele se aproximou.” Nessa passagem sublinhada, o autor, quanto à personagem principal da
crônica, fornece ao leitor uma informação acerca
( A ) da sobriedade.
( B ) da idade.
( C ) da elegância.
( D ) do temperamento.
( E ) da beleza.
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
“Na redação, o secretário fazia sua cozinha, quando a senhora, não primaveril, mas ainda não invernosa, dele se aproximou.” Nessa passagem destacada, o autor, quanto à personagem principal da crônica, fornece ao leitor uma informação acerca
a) da sobriedade. ⇒ ALTERNATIVA INCORRETA. Não há associação entre os adjetivos primaveril e invernosa com a ideia de sobriedade.
b) da idade. ⇒ ALTERNATIVA CORRETA. É senso comum que a primavera, que conota o sol e a chegada das flores, representa a juventude do ser humano, ao passo que o inverno, época das chuvas, do frio, na qual as pessoas se agasalham, conota a velhice. Assim, quando lemos que a senhora não era primaveril, mas também não se podia dizer dela que fosse invernosa , temos a compreensão de que se tratava de mulher de meia idade. Esta é a resposta da questão.
c) da elegância. ⇒ ALTERNATIVA INCORRETA. Não há associação entre os adjetivos primaveril e invernosa com a ideia de elegância.
d) do temperamento. ⇒ ALTERNATIVA INCORRETA. Não há associação entre os adjetivos primaveril e invernosa com a ideia de temperamento.
e) da beleza. ⇒ ALTERNATIVA INCORRETA. Não há associação entre os adjetivos primaveril e invernosa com a ideia de beleza.