4.
Uma grande crítica que se faz no momento aos sistemas de ensino seria o fato de estarem introduzindo de forma precoce a alfabetização na educação infantil. Segundo o pensamento deles, quanto mais cedo a criança tiver contato com os conteúdos, melhor será o seu desenvolvimento cognitivo. Porém, sabe-se que o desenvolvimento cognitivo tem uma estreita ligação com o desenvolvimento motor, por meio da __________________ e ____________________ .
Quando se pensa em termos de escala de aquisição motora, o que se deve priorizar em um primeiro momento para a criança? Assinale a alternativa correta.
A.
Estimulação da motricidade fina e da lateralidade.
B.
Estimulação de aspectos socioafetivos e de forma predominante.
C.
Estimulação perceptiva e desenvolvimento do esquema corporal.
D.
Estimulação muscular organizada e visando ao ganho de movimentos.
E.
Estimulação da fala, priorizando a comunicação e a interação com os outros alunos.
Respostas
Resposta:
ALTERNATIVA C-
Estimulação perceptiva e desenvolvimento do esquema corporal.
Explicação:
Resposta:
C.
Estimulação perceptiva e desenvolvimento do esquema corporal.
Explicação:
A base do trabalho com crianças na educação infantil consiste, em um primeiro momento, na estimulação perceptiva e no desenvolvimento do esquema corporal, uma vez que elas estão na Fase Motora Rudimentar, segundo o modelo de desenvolvimento proposto por Gallahue (2005), em que são observados o Estágio de Inibição de Reflexos e o Estágio de Pré-controle.
Apesar de se fazerem essenciais nessa fase, a estimulação da motricidade fina e da lateralidade não devem ser focadas primeiramente, pois precisam de bases para serem trabalhadas. Os aspectos socioafetivos são necessários, porém devem ser trabalhados de forma não predominante.
A estimulação muscular organizada, visando ao ganho de movimentos, não é uma prioridade para essa fase, tendo em vista o seu nível de maturação. A estimulação da fala para a comunicação é interessante, mas deve-se perceber que uma das primeiras formas de interação da criança é o brincar (estimulação perceptiva e desenvolvimento do esquema corporal).