Segundo Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982): "No Brasil, pode-se dizer que só excepcionalmente tivemos um sistema administrativo e um corpo de funcionários puramente dedicados aos interesses objetivos e fundados nesses interesses. Ao contrário, é possível acompanhar, ao longo da nossa história, o predomínio constante das vontades particulares que encontram seu ambiente pro pessoal. A. Para o autor os povos ibéricos, são solidários, coletivos e resguardam o patrimônio nacional. B. O autor em tela, acredita que administração pública brasileira resguarda os interesses coletivos. C. Em 1936, Sergio Buarque de Holanda escreveu uma obra sobre a Revolução brasileira e seu caráter clientelista. Sérgio Buarque de Holanda é pai de Chico Buarque e como músico resgatou as belezas do Brasil colônia. E Para Holanda, o patrimonialismo é a marca da gestão politica herdada dos portugueses no Brasil.
Respostas
De acordo com Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), em seu texto, o patrimonialismo é a marca da gestão politica herdada dos portugueses no Brasil. A afirmativa correta é a letra E.
Desenvolvimento do patrimonialismo no Brasil
O patrimonialismo se desenvolve no Brasil através da colonização portuguesa. Tal fato se relaciona diretamente com a maneira de administração política presente no absolutismo, que foi o modelo político adotado por diversos países europeus.
O conceito de patrimonialismo está relacionado à figura paterna, considerada como um homem rico e poderoso, dono das terras.
No Brasil, um importante exemplo de situação que envolvia o patrimonialismo consistiu no coronelismo, que existiu durante o período da República Velha.
Saiba mais sobre patrimonialismo em: https://brainly.com.br/tarefa/23204628
Bons estudos!
Resposta:
Para Holanda, o patrimonialismo é a marca da gestão política, herdada dos portugueses no Brasil. CORRIGIDO PELO AVA
Explicação: