O que aconteceu com o tempo histórico no século XX, após o rompimento com os critérios europocêntricos?
A resposta deve ter no mínimo 5 linhas e no máximo 10 linhas.
Respostas
Vemos no Século XX uma revisão das interpretações clássicas e a ampliação do alcance da visão dos historiadores, que passaram a analisar mais elementos (novas fontes históricas, como as fontes orais) e a dar conta de tentar compreender um grupo maior de fenômenos.
Como esta mudança combateu o eurocentrismo?
Passar a considerar como História também os artefatos materiais e relatos orais, e não apenas a cultura escrita, permitiu que fosse feita a história de povos ágrafos (que não desenvolveram a escrita), de modo que a História passou a incluir diversos povos ameríndios e africanos que antes eram vistos como "sem história", deixando de ser tão eurocêntrica pois não falava mais apenas da Europa.
Mais sobre historiografia em:
https://brainly.com.br/tarefa/1493794
Resposta:
Vemos no Século XX uma revisão das interpretações clássicas e a ampliação do alcance da visão dos historiadores, que passaram a analisar mais elementos (novas fontes históricas, como as fontes orais) e a dar conta de tentar compreender um grupo maior de fenômenos. Após o rompimento com os critérios europoncêntricos passa a considerar como História também os artefatos materiais e relatos orais, e não apenas a cultura escrita, permitiu que fosse feita a história de povos ágrafos (que não desenvolveram a escrita), de modo que a História passou a incluir diversos povos ameríndios e africanos que antes eram vistos como "sem história", deixando de ser tão eurocêntrica pois não falava mais apenas da Europa. Foi marcado por um período de mudanças tecnológicas, políticas e sociais. Com invenções como a lâmpada, o automóvel e o telefone no final do século anterior, a qualidade de vida aumentou para muitos, ao passo que esse progresso não só prosseguiu no século XX, assim como foi essencial para grandes mudanças no cenário político global. A Escola dos Annales foi um movimento historiográfico surgido na França, durante a primeira metade do século XX. Ainda assim, no início do século XX, questionava-se muito sobre uma historiografia baseada em instituições e nas elites, a qual dava muita relevância a fatos e datas, de uma forma positivista, sem aprofundar grandes análises de estrutura e conjuntura.
Explicação:
Após as transformações econômicas politicas e culturais do século XX, a quebra da uniformidade histórica hierarquizada trouxe para os historiadores, especialmente para o campo da historia e da cultura, a riqueza diferenciada das culturas e civilizações a história passou a ser diferenciada ,passou a se importar com o passado de cada nação ,cada estado cada grupo social, o passado deixou de ser único e unívoco ,as opções epistemológicas, as formulações teórico-metodológicas, as características lacunares do trabalho não ficam claras para o público leitor não especializado, pois a narrativa historiográfica tende a elidir tais aspectos , passagem da História para as Histórias; do Tempo da História, linear, progressivo, teleológico para as temporalidades da História são transformações que estão integradas no campo neste início do século XXI e se projetam para os próximos anos, em prospectiva..