(A) explique como a extinção dos mamíferos gigantes refletiu na dispersão de sementes de tamanhos maiores.
(B)a partir de sua resposta ao item (a), explique o que isso significa para a distribuição das plantas que possuem sementes de grandes dimensões
(C) a partir de sua reposta ao item(b), é possível afirmar que as relações estabelecidas com outros seres vivos podem afetar a existência e/ou a distribuição de uma espécie no ambiente. explique sua resposta.
com urgência
Respostas
A) A extinção dos mamíferos gigantes refletiu na dispersão de sementes de tamanhos maiores tendo em vista que esses seres realizavam a dispersão de sementes grandes na medida em que as engoliam e, assim, as carregavam em seu trato digestivo, provendo a sua dispersão no meio ambiente quando as defecavam.
- Para se ter noção, um exemplo desses mamíferos eram as preguiças-gigantes. Conforme os estudiosos brasileiros Mauro Galetti e Paulo Roberto Guimarães, essas preguiças conseguiam atingir uma dispersão de sementes grandes em um raio de até 6 mil metros.
Mais sobre os mamíferos gigantes (ou megafauna): https://brainly.com.br/tarefa/15568636
B) A extinção desses grandes mamíferos representa impacto direto na distribuição das plantas que possuem sementes de grandes dimensões, uma vez que a dispersão de sementes promovia também a distribuição espacial dessas plantas.
- Sem esses mamíferos gigantes que engoliam as sementes e serviam para a sua dispersão, o que acaba ocorrendo é a redução da capacidade de distribuição de plantas de sementes de grandes dimensões.
- É que as sementes podem acabar se perdendo devido a ação de animais que as mastigam, matando o embrião, como fazem os roedores ou mesmo têm as chances de germinar reduzidas quando simplesmente caem ao chão, na sombra da "planta-mãe", uma vez que passam a competir por água, nutrientes e luz solar com essa.
Mais sobre a dispersão de sementes e distribuição de plantas: https://brainly.com.br/tarefa/12031287
C) Sim, as relações estabelecidas com outros seres vivos afetam a existência e/ou a distribuição de uma espécie no ambiente, gerando desequilíbrio.
Isso ocorre porque os seres vivos, em regra, possuem uma relação de interdependência, como no caso dos mamíferos gigantes e das plantas que possuem sementes de grandes dimensões.
Veja que as plantas alimentavam esses animais enquanto eles promoviam a sua distribuição, garantindo, inclusive, variabilidade genética e aumentando as chances de sobrevivências das espécies.
- Essa ideia de interdependência fundamenta a concepção de ecossistema, que se refere exatamente a um conjunto de comunidades que, em interação, são responsáveis pelo equilíbrio e sustentabilidade de um dado sistema.
Mais sobre ecossistema: https://brainly.com.br/tarefa/11343320
Sobre megafauna
- Megafauna é o termo usado para fazer referência a esses mamíferos gigantes sobre os quais falamos acima.
- Além da preguiça-gigante, que habitou o Brasil, como a região que hoje é o estado da Paraíba, temos como exemplos de mamíferos gigantes os tatus-gigantes, que chegam ao medir o tamanho de fuscas (sim!), e os gonfotérios (da família dos elefantes).
- A extinção desses animais, como visto, tem um grande impacto nos nossos ecossistemas, representando ameaça, por exemplo, para espécies de plantas, o que demonstra a importância das interrelações desses seres para manutenção e equilíbrio de um sistema.
Veja outros exemplos de animais da megafauna aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24863001
Resposta:
A) A extinção dos mamíferos gigantes refletiu na dispersão de sementes de tamanhos maiores, de modo a reduzir as chances de dispersão das espécies de plantas com maiores sementes
B) Sem esses mamíferos gigantes que engoliam as sementes e serviam para a sua dispersão, o que acaba ocorrendo é a redução da capacidade de distribuição de plantas de sementes de grandes dimensões.
C) Sim, as relações estabelecidas com outros seres vivos afetam a existência e/ou a distribuição de uma espécie no ambiente, gerando desequilíbrio. Isso ocorre porque os seres vivos, em regra, possuem uma relação de interdependência, como no caso dos mamíferos gigantes e das plantas que possuem sementes de grandes dimensões.