como ocorre a prevenção das DST?
Respostas
Resposta:
DST: a prevenção é a melhor arma para o combate
Antes conhecidas como doenças venéreas, as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são um dos problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o Brasil mostram que, a cada ano, mais de 5.700.000 pessoas contraem DSTs.
Não sendo transmitidas exclusivamente através do contato sexual com portadores, a contaminação pode acontecer de mãe para filho no momento do parto, por meio do uso compartilhado de agulhas ou pela transfusão de sangue contaminado.
Sífilis, gonorreia, clamídia, herpes genital, HIV e o HPV são as principais DSTs monitoradas pelos órgãos responsáveis pela saúde no mundo. Elas são responsáveis pela vulnerabilidade do organismo a outras doenças, além de influenciar no controle de mortalidade materna e infantil.
A melhor maneira de evitar os transtornos da infecção por DST é a prevenção. Confira como se cuidar:
Use camisinha: além de evitar a gravidez indesejada, a camisinha é um dispositivo de proteção contra diversas DSTs, como Aids, sífilis e alguns tipos de hepatite. Guarde-a sempre em local sem objetos que possam perfurá-la e ao abrigo do calor.
Cuide de sua higiene pessoal: lave sempre e bem as mãos. Exija equipamentos descartáveis ou esterilizados em consultórios médicos, odontológicos e de acupuntura. Essa regra também vale para barbearias e salões de manicure. Não compartilhe lâminas de barbear ou escovas de dentes. Mantenha sua vacinação em dia.
Evite o uso de drogas injetáveis.