A análise da charge e os conhecimentos sobre o desenvolvimento do capitalismo permitem corretamente afirmar que a situação descrita se refere
Respostas
Analisando a charge e relacionando com o desenvolvimento do capitalismo, temos que a situação se refere a: D) ao Fordismo, adepto da divisão social do trabalho como mecanismo para acelerar o aumento da produtividade através da redução do custo da produção, processo desencadeado pela Segunda Revolução Industrial.
Interpretando a charge
Para responder à pergunta, é necessário tanto entender a imagem e o texto relacionado a ela, quanto levar em conta o desenvolvimento do capitalismo, seguindo a dica dada no cabeçalho da questão.
Na imagem, vemos:
- dois trabalhadores conversando;
- eles encontram-se atrás de uma esteira (uma linha de montagem) de uma fábrica, juntando peças, em uma atividade repetitiva.
No texto, temos:
- A afirmação de que apesar de trabalhar na fábrica há 30 anos, o funcionário não sabe para que servem as peças que ele está montando.
Assim, há uma crítica a uma teoria (e prática) administrativa chamada fordismo.
Ford foi o inventor da linha de montagem para construir carros. Ao invés de uma mesma pessoa (ou grupo de pessoas) montarem um carro por vez, ele dividiu a montagem em diversos setores, para agilizar o trabalho. Isso, de fato, acelerou o processo, aumentando a oferta no mercado e as vendas. Mas tornou os trabalhadores alienados, entendiados por fazerem sempre a mesma tarefa e sem a satisfação dada pelo produto finalizado.
Para saber mais sobre fordismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/17514232