[...]Na ilha Espanhola que foi a primeira, como se disse, a que chegaram os espanhóis, começaram as grandes matanças e perdas de gente, tendo os espanhóis começado a tomar as mulheres e filhos dos índios para deles servir_se e usar mal e a comer seus víveres adquiridos por seus suores e trabalhos , não se contentando com o que os índios de bom grado lhes davam [...].Depois de muitos outros abusos, violências e tormentos a que os submetiam, os índios começaram a perceber que esses homens não podiam ter descido do céu. Alguns escondiam suas carnes, outros suas mulheres e seus filhos e outros fugiam para as montanhas a fim de se afastar dessa Nação. [...] Os espanhóis, com seus cavalos, suas espadas e lanças começaram a práticar crueldades estranhas;entravam nas ilhas , burgos e aldeias , não poupando nem as crianças e os homens velhos ,nem as mulheres grávidas e parturiente e lhes abriam o ventre e as faziam em pedaços como se estivessem golpeando cordeiros fechados em seu redil. (...) Eu vi as cousas acima referidas e um número infinito de outras; e pois que os que podiam fugir ocultavam-se nas montanhas a fim de escapar a esses homens desumanos, despojados de qualquer piedade, ensinavam cães a fazer em pedaços um indio à primeira vista. Esses cães faziam grandes matanças e como por vezes os indios matavam algum, os espa- nhóis fizeram uma lei entre eles, segundo a qual por um espanhol morto faziam morrer cem índios". LAS CASAS. 2001.33-35.
O texto acima, do padre espanhol Bartolomeu de Las Casas, revela uma visão:
A romântica sobre a conquista dos povos indígenas, uma vez que relativiza a violência sofrida pelos nativos. B negativa sobre a colonização, denunciando o geno- cidio indígena promovido pelos espanhóis.
C maliciosa sobre a conquista das Américas, pois oculta as guerras travadas entre os nativos e os espanhóis. D ingênua do processo de colonização, pois apresenta um encontro amistoso entre os nativos e os europeus.
E realista sobre a invasão espanhola, uma vez que, ao vitimizar os nativos, apresenta a violência como um mal necessário ao processo civilizatório.
Respostas
O texto do padre espanhol Bartolomeu de Las Casas, revela uma visão negativa sobre a colonização, denunciando o genocídio indígena promovido pelos espanhóis. A alternativa B está correta.
Colonização na América Espanhola
La Casas expõe como os espanhóis perderam a humanidade frente à conquista daquele novo território, pois a ganância falava mais alto do que a preservação do espaço e da vida que já existia na região.
Para o articulista, os espanhóis desejavam dominar tudo, sendo os povos nativos um grande empecilho nessa conquista, precisando ser eliminados para assim liberar espaço para a livre exploração europeia.
Portanto, as leis e demais regras impostas pelos conquistadores eram apenas estratégias para que a cada dia mais os indígenas tivessem sua população diminuída.
Mais sobre a colonização na América Espanhola: https://brainly.com.br/tarefa/3423479