• Matéria: Direito
  • Autor: samueltorres8ano
  • Perguntado 3 anos atrás

O período entre 1968 e 1973 foi marcado por um vigoroso crescimento do produto brasileiro, que atingiu a média de 11,4% ao ano e, por esse motivo, passou a ser conhecido como o período do "milagre econômico". O Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND - 1972-1974) foi estabelecido nesse contexto. Tal crescimento foi facilitado, internamente, pela ocupação da capacidade ociosa herdada do período anterior. Externamente, foi impulsionado por condições internacionais excepcionalmente favoráveis. A rápida expansão do comércio mundial, o crescimento sincronizado das economias industriais, a elevação dos preços dos produtos primários e a tremenda liquidez do sistema monetário internacional que se observou nesse período determinaram um quadro extraordinário para o crescimento das economias dos países em desenvolvimento. A característica interna do crescimento brasileiro foi a liderança do setor de bens de consumo duráveis, que se expandiu à taxa de 22,9% ao ano na média do período. Entretanto, se, por um lado, esse setor puxou o crescimento de 1968 a 1973, por outro, sua rápida expansão relativamente ao setor de bens intermediários provocou um crescimento violento do volume de importações desses bens, devido ao descompasso entre produção e demanda interna por certos insumos, como aço, petróleo, diversos metais, químicos etc.
Fonte: BATISTA, J. C. A estratégia de ajustamento externo do Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento. Revista de Economia Política, v. 7, n. 2, p. 27, 1987 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I. O I PND articulou investimentos em telecomunicações e transporte, setores que apresentavam os principais gargalos para o crescimento e cujas deficiências resultaram no esgotamento do "milagre econômico".
II. A restrição externa foi um dos pontos frágeis do crescimento econômico no início da década de 1970 devido ao aumento das importações e ao endividamento externo, fatores que geraram déficit no balanço de pagamentos e a incapacidade de manutenção das altas taxas de crescimento.
III. O período foi marcado pela pressão sobre o balanço de pagamentos, gerada pela insuficiente capacidade de oferta de bens intermediários, como o aço e o petróleo, setores alvo do I PND, mas que, dado o longo período de maturação dos investimentos, não foram capazes de cobrir a expansão da demanda interna.
É correto o que se afirma em:

a.
I, apenas.

b.
II e III, apenas.

c.
I, II e III.

d.
III, apenas.

e.
I e II, apenas.

Respostas

respondido por: elisarodri
0

Resposta:

b.

II e III, apenas.

Explicação:

Perguntas similares