1 (UEL PR) Sobre a critica frankfurtiana a concepção positivista de ciência e técnica, é correto afirmar que a racionalidade técnica I. dissocia meios e fins e redunda na adoração fetichista de seus próprios meios. 1. constitui um saber instrumental cujo criterio de verdade é o seu valor operativo na dominação do homem e da natureza. I. aprimora a ação do ser humano sobre a natureza e resgata o sentido da destinação humana. IV. incorpora a reflexão sobre o significado e sobre os fins da ciência no contexto social. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativasie Il são corretas. d) Somente as afirmativas lille lll são corretas. b) Somente as afirmativasie IV são corretas e) Somente as afirmativas II , II e IV são corretas. c) Somente as afirmativas il e IV são corretas.
Respostas
Resposta:
A) Somente as afirmativas 1 e 2 são corretasA
Explicação:
A critica frankfurtiana afirma que a racionalidade técnica dissocia o meio do fim, porém, cai na adoração dos seus próprio meios, isso é um problema, já que o saber instrumental é apenas do método, promovendo critérios de dominação do homem e da natureza (I e II estão corretas)
A ciência e o positivismo científico
Não há uma aprimoração da relação do homem com a natureza, continua sendo uma relação no sentido de dominação da natureza e gera questionamentos sobre os fins da ciência no contexto social e ambiental.
Afinal, se a ciência é um meio de dominação, qual benefício a sociedade tem com isso? Bem, essa é a crítica frankfurtiana sobre a ciência.
Venha estudar mais sobre o conhecimento científico em:
https://brainly.com.br/tarefa/93391