Defina o conceito de belo na Antiguidade clássica. Essa concepção foi resgatada posteriormente em quais estilos na história da Arte?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Sócrates, um dos três principais pensadores da Grécia Antiga (Século V – ano 470 a.C.), acreditava que o belo era uma concordância observada pelos olhos e ouvidos, ou seja, o belo é permissível através dos sentidos sensoriais A primeira tentativa de padronização da beleza humana de que se tem registro parte da Grécia Antiga (tanto que a palavra estética tem origem grega e significa ?compreensão pelos sentidos?). O modelo de beleza ideal deveria combinar harmonia e equilíbrio, valorizando as medidas proporcionais. Isso valia também para as artes e arquitetura. O culto ao corpo entre os jovens previa que fossem fortes para serem soldados ou atletas. Os exercícios físicos também eram comuns entre as mulheres, que evitavam o bronzeado, por não ser considerado belo.
Na Antiguidade Clássica, o conceito de belo era associado à representações harmônicas, simétricas, graciosas e equilibradas, seja dos objetos ou da anatomia humana.
Contextualizando o resgate da beleza clássica
O conceito de beleza aplicado pela arte da Antiguidade Clássica voltou a ser resgatado posteriormente em muitos estilos ao longo da história da arte.
Entre eles, é possível citar o Renascimento, o barroco, o maneirismo, o romantismo, o neoclassicismo, o naturalismo e o hiper-realismo como estilos que se basearam no classicismo na Antiguidade.
Saiba mais sobre a Antiguidade Clássica em https://brainly.com.br/tarefa/34182898
#SPJ2