Considerando que uma empresa tenha aplicado determinada quantia por certo período e que essa aplicação tenha rendido juros e correção monetária pré-fixados, assinale a opção correta a respeito da contabilização das operações que envolvem a aplicação
Respostas
Resposta:
Gabarito Letra C
Quando uma aplicação/ empréstimo é pre-fixado, já sabemos o valor total dos juros. Nesse caso, não se reconhece tudo na despesa, mas sim apropriamos no resultado conforme a duração do contrato em contas retificadoras (regime de competência).
Já na aplicação/ empréstimo pós-fixada o juros total não é conhecido, de forma que quando este ocorrer é que apropriaremos no resultado. Nessa hipótese nao tem contas retificadoras de juros/ correções monetárias.
As contas variações monetárias ativas a vencer e juros ativos a vencer são de natureza credora, pois retificam as suas determinadas aplicações e a sua contrapartida é um crédito em receita de juros, na DRE.
Ao passo que as variações monetárias passivas a vencer e juros passivos a vencer são de natureza devedora, pois retificam seus respectivos empréstimos/financiamentos, e a sua contrapartida é um débito em despesa, que vai para a DRE.
única alternativa que atende aos requisitos acima é a letra C
bons estudos
Explicação:
Resposta:
A aplicação sobre juros prefixados possui um montante final preestabelecido, pois as taxas são fixas.
Juros prefixados
Os juros prefixados são uma modalidade onde o investidor aplica seu dinheiro e as taxas de juros são previamente estabelecidas, portanto o investidor sabe, já na data de contratação, o valor do montante ao final do período.
Juros pós-ficados
Os juros pós-fixados são uma modalidade onde o rendimento sobre o capital está atrelado a índices variáveis, como o caso do IPCA ou IGP-M, que seguem a inflação, portanto o valor do montante final da operação é incerto, pois varia de acordo com o índice.
Explicação: