“Em 1926, Le Corbusier formula os cinco pontos que se tornariam os fundamentos para a arquitetura moderna. Concretizados em 1929 no emblemático projeto da Villa Savoye, os atributos apresentados por Corbusier — pilotis, planta livre, fachada livre, janelas em fita e terraço jardim — foram muito explorados na produção arquitetônica modernista e até hoje estão presentes nos mais variados projetos de arquitetura contemporâneos. Os cinco pontos se tornaram uma espécie de diretriz para a “nova arquitetura”, como anunciava Corbusier. Com o passar das décadas, as novas tecnologias, materiais e necessidades da sociedade continuaram e continuam a atualizar aquelas soluções arquitetônicas prenunciadas há quase um século como rumos para uma nova arquitetura. A elevação do edifício em relação ao solo, realizada por meio de pilotis, libera o pavimento térreo para a circulação de pessoas e automóveis. Esta solução essencialmente moderna é empregada ainda hoje como forma de promover um espaço livre com maior conexão entre o espaço público da rua e o espaço privado do edifício.” MOREIRA, Susanna. Os 5 pontos da arquitetura moderna e suas aplicações em projetos contemporâneos. ArchDaily, 2022. Acesso em 28 de fevereiro de 2022. https://www.archdaily.com.br/br/947780/os-5-pontos-da-arquitetura-moderna-e-suas-aplicacoes-em-projetos-contemporaneos Com base no exposto, analise as afirmações a seguir: I - Os térreos livres modernos foram projetados por volta das décadas de 1950 e 1960 no Brasil. Um grande exemplo dessa tipologia é a Casa de Vidro da Lina Bo Bardi. II - De acordo com o texto “A cultura e a cidade”, atualmente essa tipologia de “pilotis” são pouco usuais, porque temem a falta de segurança das cidades. III - A falta de utilização dos pilotis vem da necessidade de demarcar a posse da propriedade, tornando o terreno fechado em si mesmo. É correto o que se afirma em:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
resposta correta: I, II e III
Explicação:
segundo o texto "A cultura na cidade":
... Os térreos livres modernos, com maciça aplicação nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil, fizeram-se presentes desde habitações unifamiliares como o projeto da Casa de Vidro de Bo Bardi a extensos programas, como um dos primeiros exemplos as superquadras previstas na Brasília de Oscar Niemeyer e Lucio Costa. Porém, tal iniciativa tornou-se oportunidade perdida, uma vez que o que vemos hoje são poucos edifícios abrindo seus espaços térreos para a circulação de pedestres, restringindo-se àqueles que neles habitam ou trabalham. O temor da falta de segurança e a necessidade de demarcar a posse da propriedade tornaram os terrenos fechados em si mesmos.
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