Estamos estudando neste momento, no estágio, o diagnóstico psicopedagógico, e já foi possível verificar que não podemos ficar somente com a primeira impressão no fracasso escolar de um paciente, não se pode desconsiderar as relações significativas existentes entre a escola, a família, a sociedade e as oportunidades que este sujeito teve/tem em seu processo de aprendizagem. Para tanto, analise o caso a seguir para dar continuidade no diagnóstico psicopedagógico clínico. O caso apresentado é referente a um menino, para o qual serão utilizados o nome fictício de Josué e sua mãe Mariza: Josué tem 10 anos de idade, é aluno do 4º ano do ensino fundamental de uma escola do interior de São Paulo. O contato com a psicopedagoga foi feito por telefone pela mãe Mariza, que destacou a sua procura pelo diagnóstico devido ao fracasso que seu filho Josué vem apresentando na escola, em especial no componente curricular de Matemática. A psicopedagoga agendou a entrevista inicial de queixa e contrato para compreender melhor o caso. A mãe foi a única a comparecer no dia, o pai não teve condições devido a problemas particulares, o que não é o indicado, pois, conforme a psicopedagoga explicou, na anamnese se faz necessário a presença de ambos para melhor organizar o diagnóstico. Neste momento do diagnóstico e em análise das colocações da mãe, que traz a queixa relacionada a dificuldades de Josué em Matemática, a psicopedagoga estabeleceu o enquadramento com explicações de como ocorrerão as sessões seguintes e a assinatura do contrato, que estabelece os valores que serão cobrados pelos atendimentos psicopedagógicos, entre outros aspectos. Agendou a sessão e, tendo como postura teórica a epistemologia convergente, iniciou, aplicando a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem E.O.C.A. e estabeleceu o primeiro sistema de hipótese: dificuldades de aprendizagem, com baixa estima. Na sessão seguinte, visando o alcance do segundo sistema de hipótese, foi aplicando a Prova Operatória: de Conservação (matéria, comprimento, líquido
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
Resposta certa 1,2,3
Explicação:
A psicopedagoga poderá solicitar o material escolar do paciente, com o objetivo de observar a situação, a conservação, cuidados, entre outros.
Por meio dos materiais escolares, a psicopedagoga deve observar o vínculo com a aprendizagem, organização, ortografia, entre outros.
Ao analisar os materiais escolares a psicopedagoga terá condições de melhor orientar o paciente em sua organização escolar e auxiliar na sua relação com a aprendizagem.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás