A ludicidade é um recurso eficiente, desperta interesse, motivação e intensificação das funções psicológicas superiores, logo contribui significativamente para a construção de conceitos matemáticos, de leitura e escrita. As atividades lúdicas direcionadas a superar as dificuldades, resultam na construção ou evolução de mecanismos cognitivos do sujeito.
CARVALHO, Tereza Cristina de. Transtornos de Aprendizagem e Intervenções Psicopedagógicas Clínicas e Institucionais. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021. (adaptado).
Considerando o texto apresentado e a escolha de jogos para intervenção psicopedagógica clínica em transtornos de aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.
I. A escolha do jogo que será utilizado na intervenção é baseada na idade cronológica da criança, após o psicopedagogo ter acesso a seu histórico escolar.
II. A escolha do jogo que será utilizado na intervenção é baseada no nível de dificuldade e idade cognitiva do aprendente, após o psicopedagogo aplicar a avaliação diagnóstica.
III. A escolha de jogos como o “Pega-varetas, Uno e Resta 1”, contribuem para a construção do raciocínio lógico e matemático na criança, tal intervenção é eficaz no tratamento de casos de discalculia.
IV. A escolha de jogos como o “Soletrando e Forca”, desenvolve habilidades de consciência fonológica, ortográfica e morfológica das palavras, assim, na intervenção a utilização de tais recursos podem ser utilizadas em quadros de dislexia, disgrafia e disortografia.
Respostas
A sequência correta está em: I, II, III e IV. A ludicidade é uma das formas de desenvolver um indivíduo desde sua formação básica, por isso, ela auxilia no combate aos transtornos de aprendizagem, sendo a educação infantil uma excelente fase para que esses conteúdos sejam passados.
A avaliação diagnóstica tem um papel importante na aprendizagem, ou seja, sem esse processo o educador não terá uma base para se apoiar, e, apesar de tentar realizar um diagnóstico breve em sala de aula, a partir das atividades, é importante que exista a colaboração com um psicopedagogo.
A importância da ludicidade
O ato lúdico no brincar tem grande importância em como a formação do aluno será feita, pois é nessa fase que ele passa a interagir com os colegas de classe e com os professores, aprendendo e experienciando novas coisas.
Mais sobre o brincar:
https://brainly.com.br/tarefa/15586154
Resposta:
2,3,4
Explicação:
Letra E