O cyberpunk começa como um subgênero literário de ficção científica que tem início enquanto um movimento e com várias publicações a partir dos anos 1980. Suas principais características são uma visão de mundo focada em um futuro geralmente próximo no qual as relações sociais são mediadas pelas tecnologias de comunicação. Nessa estrutura, alguns elementos são centrais, como a relação humano-máquina (sobretudo em relação ao corpo e ao fluxo de informações digitalizadas em rede, com gadgets e implantes de várias ordens e formatos, o desenvolvimento de tecnologias biogenética); a substituição do Estado pelo domínio totalitarista das grandes corporações transnacionais que detêm o poder através da produção de tecnologias; as metrópoles caóticas (seja pela questão da degradação ambiental provocada pelas corporações, seja pela consequente “guetificação” e estratificação ainda maior das classes sociais, afinal, quem tem poder aquisitivo pode consumir os aparatos tecnológicos? Quem pode abandonar o planeta e ir “viver nas colônias”?), assim temos gangues e personagens de “marginalizados” tentando sobreviver.
AMARAL, Adriana. Metaverso e os devires de cultura em Matrix. In: A experiência humana sob outros horizontes. Revista do Instituto Humanistas Unisinos. Nº 550 | Ano XXI | 8/11/2021
Com base no texto de Amaral (2021) e levando em consideração o conteúdo da palestra sobre metaversos e cidadania, avalie as afirmativas a seguir:
I. A contribuição da cyberpunk para o metaverso, está na criação de uma contracultura, alimentando o imaginário de uma cultura digital.
II. O filme Matrix é considerado um metaverso, contudo o filme possui elementos críticos da realidade, enquanto o metaverso do Facebook aplica-se a experiência focada no entretenimento.
III. Em alguns casos, o cyberpunk reflete o desencantamento do mundo em certos indivíduos, que fogem da realidade para tecnologia, mas que usam a tecnologia como arma política a fim de criticar a realidade.
IV. Os metaversos proporcionam o debate a respeito do antropocentrismo, sobre o relacionamento de seres reais e seres ficcionais digitais, e como a tecnologia reorganiza as bases das relações sociais e políticas da humanidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 2:
I, II, III e IV.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
A) I,II e IV
Explicação:
Aluna da Unicesumar?
O metaverso representa a nova realidade, de foram que o cyberpunk vem tentando explicar de forma mais explícita, no sentido de que prima-se pelo entendimento das tecnologias como forma de reorganização das bases das relações sociais (Alternativa 1: I, II e IV, apenas.)
Metaverso e as Novas Tecnologias
As nova tecnologias já estão inseridas na sociedade, assim como inicia-se o processo de metaverso.
A proposta do metaverso já foi explícita no filme Matrix, embora a proposta atual esteja alinhada com a ideia do entretenimento. Além disso, observa-se que os metaversos buscam a discussão sobre o antropocentrismo, assim como a necessidade de se reorganizar as relações sociais e políticas.
Mais sobre metaverso: brainly.com.br/tarefa/51697239