Carl Sagan afirma que há séculos ocorre um conflito entre a ciência e a religião. De acordo com ele, quais as causas desse conflito?
Respostas
Resposta:
Sim, podemos perceber um conflito entre ciência e religião na ocasião da publicação de A Origem das Espécies pela reação da Igreja ao livro.
Quando Darwin publica as suas teorias, a narrativa bíblica da criação da espécie humana dentro de um curto período de tempo é seriamente abalada, de modo que a Teoria de Darwin, ao invés de ser analisada somente do ponto de vista científico, da validade de seus experimentos, se torna uma questão religiosa, e Darwin é combatido como um herege. Até hoje podemos ver alguma reação deste setor da sociedade contra as teorias de Darwin.
Explicação:
Carl Segan acerta ao dizer que há séculos ocorre um conflito entre a ciência e a religião pelo fato da ciência lidar com provas científicas e ver o mundo por fatores concretos, algo que a religião não consegue pois é pautada na fé.
Ciência e Religião
Carl Sagan, nesse caso específico, está falando da religião cristão, porém se referindo a instituição da Igreja Católica.
A Igreja Católica por muito tempo, desde a Idade Média até o Renascimento (e mesmo com os movimentos Antropocêntricos) foi a detentora da verdade no mundo. Julgando como hereges, todos aqueles que questionavam o seu poder ou o modo de ver o mundo. Prendiam e até condenavam à morte essas pessoas.
Cientistas e a Igreja Católica
Nicolau Copérnico foi um dos primeiros cientistas que trouxe a ideia de que o Sol não girava em torno da Terra, e sim o contrário, dando início às ideias do Heliocentrismo. Foi duramente punido pela Igreja Católica, e suas ideias, foram deixadas de lado.
Giordano Bruno, teólogo e astrônomo tentou trazer de volta as ideias copernicanicas, enfrentando a Igreja Católica. Porém, fora excomungado de seu país. Mesmo assim não desistiu, dando palestras por onde ainda poderia passar, no final das contas fora condenado à morte na fogueira pela Santa Inquisição.
O teólogo foi grande influência para Galileu Galilei, que por estar num momento histórico chamado Renascimento onde começaram a questionar a fé em pró da razão, teve mais liberdade para continuar os estudos.
Galileu defendeu veementemente as ideias copernicanas. Teve mais êxito que seus colegas, ao firmar as ideias do Heliocentrismo em sua obra "Diálogos Sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo". Após a publicação, foi pressionado pela Igreja a negar tudo o que acreditava e renegar suas teorias sob ameaça de tortura.
Saiba mais sobre "Ciência e Religião" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39923628