Cite um exemplo de sentença do português que faz parte da sua gramática internalizada, mas que não está de acordo com a gramática normativa
Respostas
respondido por:
1
Seguem exemplos de sentenças do português que fazem parte de minha gramática internalizada, mas que não estão de acordo com a gramática normativa:
- "Vou no cinema" / "Fui no cinema".
- "Assisti o filme".
Gramática internalizada x Gramática normativa
- Gramática internalizada consiste na gramática que aprendemos ao longo de nossas vidas, nela estão refletidos nosso repertório cultural e social. Assim as gramáticas internalizadas das pessoas são diferentes, pois dependem de suas experiências, círculos sociais e etc.
- Gramática normativa consiste na gramática padrão, imposta nos moldes de uma "norma culta". Essa que também é chamada de gramática prescritiva, é responsável por prescrever, estabelecer as formas consideradas corretas no uso da língua portuguesa, independente do falante.
- Nesse sentido, os exemplos de sentenças acima estão corretas na gramática normativa caso sejam escritas da seguinte forma: "Vou ao cinema / Fui ao cinema" e ""Assisti ao filme".
Mais sobre Gramática Internalizada e Gramática Normativa: https://brainly.com.br/tarefa/1289631
Bons estudos!
Anexos:
Anônimo:
ótima resposta!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás