Desafio 1 Em relação à clavícula, temos a articulação esternoclavicular e a acromioclavicular, que são de extrema importância quando falamos sobre movimento da cintura escapular. Descreva essas duas articulações, incluindo tipo de articulação e sua biomecânica dentro da articulação do ombro. Desafio 2 Um dos fatores importantes para consolidação óssea está relacionada a ingestão e a absorção de cálcio pelo organismo. Desta forma, descreva sucintamente a vitamina que atua no organismo facilitando os processos de absorção de cálcio
Respostas
Resposta: Desafio 1
A articulação esternoclavicular é a que conecta o membro superior ao esqueleto axial, especificamente a extremidade esternal com o manúbrio do esterno.
A articulação acromioclavicular é aquela entre a região distal da clavícula e um processo ósseo da escápula chamado acrômio.
Explicação:
É uma articulação tipo selar com três graus de liberdade, existe um disco entre as duas superfícies ósseas e a cápsula é mais espessa anteriormente que posteriormente.
O disco separa o esterno da clavícula e aumenta a estabilidade, os ligamentos dessa articulação são: o esternoclavicular anterior e esternoclavicular posterior que suportam a articulação anteriormente, o costoclavicular e o interclavicular, que limitam a elevação e o abaixamento excessivo respectivamente. Essa articulação possui os movimentos de elevação, depressão, protração, retração e rotação.
acromioclavicular é uma articulação incongruente, isto é, as superfícies de cartilagem dos dois ossos que compõem esta articulação não tem um encaixe perfeito.
Esta articulação é estabilizada por ligamentos entre a clavícula e o acrômio e pelos ligamentos trapezoide e conóide, que estão entre a clavícula e o processo coracóide da escápula. Pode causar doenças como a Artrose e ósteolise.