Ao longo da história diferentes movimentos caracterizaram o que ensinar em Matemática. Meados da década de 1950 e 1960, o Movimento da Matemática Moderna, expresso por fatores internos e externos, fruto das compreensões de pesquisas anteriores e do cenário socioeconômico da época, apregoava que as reformas curriculares deveriam existir, sobretudo, para que o desempenho dos estudantes em cálculos pudesse contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Conforme Kline (1976, p. 34) o “ensino de Matemática tinha malogrado porque o currículo tradicional oferecia ‘Matemática antiquada’, que era como se referiam à Matemática criada antes de 1700”.
KLINE, M. O fracasso da matemática moderna. São Paulo: IBRASA, 1976.
Sobre os fatores que impulsionaram o Movimento Matemática Moderna, avalie as alternativas a seguir:
I. Entre os fatores externos, naquele período, destaca-se que já se tinha algumas informações contínuas sobre o modo pelo qual as crianças aprendiam.
II. Entre os fatores externos, destaca-se o lançamento do satélite Sputnik pela União Soviética, o que evidenciava um conhecimento avançado dos soviéticos.
III. Entre os fatores internos, destaca-se o reconhecimento de que a sequência no ensino da Matemática era mais histórica do que lógica.
IV. Entre os fatores internos, destaca-se o reconhecimento de que o ensino da Matemática deveria assumir uma continuidade nas diferentes séries, sendo suficiente para o avanço.
É correto o que se diz em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
ALTERNATIVA 3, ITENS I, II E III
Explicação passo a passo:
Página 28 e 29 do livro:
É preciso ficar claro que não foram apenas os fatores externos, tais como o lançamento do Sputnik ou o rápido desenvolvimento da sociedade técnica nos anos 1950, cujo mercado necessitava de pessoas com boa preparação em Matemática, que caracterizavam a urgência de uma nova postura frente ao ensino dessa disciplina. Fatores “internos” ou pedagógicos vinham, desde os anos 20 do século passado, instigando os profissionais da área a buscarem mudanças. Podem ser considerados fatores favoráveis ao começo da “revolução”, de acordo com D’Augustine (1976, p. xxi):
• Informações contínuas sobre o modo pelo qual as crianças aprendiam.
• Melhor conhecimento da estrutura básica da Matemática.
• Tentativas bem-sucedidas de unificar os conhecimentos matemáticos.
• Reconhecimento de que a continuidade do ensino nas diferentes séries não era o suficiente
•Reconhecimento de que o ensino da Aritmética era totalmente orientado para desenvolver habilidades de computação.
• Reconhecimento de que a sequência no ensino da Matemática era mais histórica do que lógica.
• Reconhecimento da sociedade de uma maior competência em Matemática.
• Reconhecimento do melhor preparo do professor
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:
ALTERNATIVA I. Entre os fatores externos, naquele período, destaca-se que já se tinha algumas informações contínuas sobre o modo pelo qual as crianças aprendiam. VERDADEIRO COM BASE NA EXPLICAÇÃO DO LIVRO
II. Entre os fatores externos, destaca-se o lançamento do satélite Sputnik pela União Soviética, o que evidenciava um conhecimento avançado dos soviéticos. VERDADEIRO COM BASE NA EXPLICAÇÃO DO LIVRO
III. Entre os fatores internos, destaca-se o reconhecimento de que a sequência no ensino da Matemática era mais histórica do que lógica. VERDADEIRO COM BASE NA EXPLICAÇÃO DO LIVRO
IV. Entre os fatores internos, destaca-se o reconhecimento de que o ensino da Matemática deveria assumir uma continuidade nas diferentes séries, sendo suficiente para o avanço. FALSO COM BASE NA EXPLICAÇÃO DO LIVRO