John White (c. 1540-1593) foi um artista inglês que esteve na América do Norte entre 1584 e 1587. As obras pintadas por John White na América formam um registro das impressões dos europeus sobre a América do Norte no final do século XVI. Observe a imagem na sequência.
Gravura de John White feita provavelmente em 1590. Museu Marítimo da Virgínia, Estados Unidos.
A gravura acima foi retratada por John White por volta do ano de 1590. As informações (mapas, retratos, pinturas, desenhos, descrições em forma de texto) a respeito da América, produzidas pelos europeus, sempre voltavam à Europa com o caráter de informação. Para a historiadora estadunidense Deborah Harkness, as obras de John White procuravam passar uma mensagem. Segundo ela, é como se o artista e os ingleses estivessem dizendo: “Venham para esse lugar [América do Norte], onde tudo é arrumado e puro e onde há comida para todos, em todos os lugares!”
(Sketching the earliest views of the New World. Disponível em: . Acesso em: 17 dez. 2021).
Considerando características apresentadas na aquarela, bem como informações apresentadas sobre John White, avalie as afirmativas propostas com (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A obra mostra um grupo de indígenas realizando a atividade de pesca. Há uma canoa na cena e há indivíduos ao fundo, capturando peixes com lanças.
( ) Essa obra de White pode ser encarada como uma amostra dos esforços dos primeiros ingleses na tentativa de se estabelecer na América.
( ) A cena reproduzida apresenta os indígenas pescando e mostra uma variedade de animais marinhos, incluindo peixes e caranguejos.
( ) A aquarela de John White busca desqualificar os povos nativos, bem como a natureza da região que se convencionou chamar de América do Norte.
A sequência correta é:
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
V, F, V, F.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás