• Matéria: Biologia
  • Autor: anaclaragaleno11
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre os sintomas, leia o texto a seguir. Não estranhe, pois foi escrito em Portugal e alguns termos e formas de se expressar são bem diferentes do nosso usual no Brasil.

Stress - sintomas

“Os sintomas de stress [estresse] são a forma que o nosso organismo encontra para nos informar das alterações a que está a ser sujeito. Certamente que já sentiu as mãos transpiradas ou o seu coração a bater mais depressa, antes de efetuar uma apresentação ou participar numa reunião importante ou até enquanto visualiza um filme de terror. Estes são alguns dos sintomas de stress na pele e no coração, mas muitos outros afetam o nosso corpo (sintomas físicos) e mente (sintomas psicológicos).

Saber reconhecer quais os sintomas em cada uma das fases [do estresse] é de primordial importância, uma vez que, a tendência é que se nada for feito em contrário, o stress irá agravar-se com o decorrer do tempo, podendo desencadear graves consequências para a nossa saúde. Inicialmente os sintomas podem ser ténues, mas quando o stress causa diarreia, dor no peito, queda de cabelo, manchas na pele, dor de barriga, dor nas costas, tonturas, entre outros sintomas exuberantes, então estamos seguramente perante uma severa ameaça à sua saúde e degradação da qualidade de vida.

Hoje, reconhece-se que o cérebro e todas as suas estruturas são responsáveis pelo processamento das sensações, cognições, sentimentos e movimentos. A nível anatômico, o ser humano é composto por vários sistemas [...], o cérebro ao processar e a interpretar toda a informação poderá, em certas situações, aumentar o ritmo cardíaco, provocar respostas electro-dérmicas (o aumento da humidade nas mãos ou testa), aumentar a tensão muscular (os músculos ficam mais rijos) e elevar o estado de concentração.

Este processamento é efetuado sem intervenção do próprio indivíduo e, por vezes, é um ato inconsciente, onde é apenas consciencializado quando há uma reação fisiológica. Por vezes, as reações do sistema fisiológico são tão claras que temos plena consciência que o nosso corpo está a reagir ao que está acontecer à nossa volta ou ao que estamos a pensar. A forma como estas reações fisiológicas são levadas a cabo são comuns em todos os indivíduos, o que é diferente é a forma como são ativadas, pois dependem, sobretudo, da forma como interpretamos o mundo à nossa volta, do nosso estilo de vida, da experiência passada, da nossa inteligência emocional, da saúde mental, etc. [...]”

Fonte: Stress. Saúde e bem-estar. Disponível em: .
Acesso em 06 jul.2021. [texto alterado pontualmente para grafia da língua portuguesa no Brasil]

Responda as questões a seguir.

a) Segundo o texto, quais os principais sintomas mais graves que pessoas estressadas apresentam?

b) Todas as pessoas com estresse apresentam todos os sintomas elencados na resposta anterior? Justifique sua resposta.

c) Cite pelo menos cinco exemplos de sistemas que compõem o corpo humano.

d) O trecho “[...] o cérebro ao processar e a interpretar toda a informação poderá, em certas situações, aumentar o ritmo cardíaco, provocar respostas electro-dérmicas (o aumento da humidade nas mãos ou testa), aumentar a tensão muscular (os músculos ficam mais rijos) e elevar o estado de concentração. [...]” está se referindo a quais sistemas do corpo humano? Justifique citando os trechos pertinentes.

e) Quais recomendações para se combater o estresse foram discutidas em aula e que podem ser consideradas a partir do que foi colocado nesse texto?

Respostas

respondido por: 0Duda
3

Resposta:

a) Os principais sintomas que indicam o estresse são: diarreia, dor no peito, queda de cabelo, manchas na pele, dor de barriga, dor nas costas, tonturas.

b) Não. Esses são alguns dos sintomas que a pessoa com estresse pode apresentar, não significa que ela tenha todos eles ao mesmo tempo, um conjunto deles ou apenas um, isso vai variar de pessoa para pessoa.

c) Resposta pessoal. Podem ser citados os sistemas: nervoso, digestório, circulatório, respiratório, tegumentar, muscular, esquelético, urinário, endócrino, imune ou reprodutor.

d) Sistema nervoso: “[...] o cérebro ao processar e a interpretar toda a informação poderá [...] elevar o estado de concentração”; sistema cardiovascular “[...] aumentar o ritmo cardíaco”; sistema tegumentar: “[...] provocar respostas eletro-dérmicas (o aumento da humidade nas mãos ou testa)”; sistema muscular “[...] aumentar a tensão muscular (os músculos ficam mais rijos)”.

e) Resposta pessoal (dependerá do enfoque da aula), mas espera-se que se tenha discutido também como medidas de prevenção ao estresse a prática de atividades de lazer, combate ao tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, a prática de esportes, ter uma alimentação balanceada e buscar tratamento via psicoterapia.

HABILIDADE(S):

• Identificar os sintomas do estresse, condição associada a muitas doenças urbanas.

• Identificar atitudes que contribuam para a manutenção da saúde, principalmente das pessoas que vivem em grandes centros urbanos.

Explicação:

gabarito

Perguntas similares