2.
A intervenção do professor de Educação Física na escola deve estar pautada nos parâmetros legais que regimentam tanto o campo profissional quanto a disciplina curricular. No campo das leis, tem-se a segunda Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (BRASIL, 1996), seguida pelo marco legal da área (BRASIL, 1998). No que tange aos dispositivos na esfera educacional e à conduta profissional, pode-se destacar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Educação Básica, o Código de Ética da profissão (BRASIL, 2015) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Com base no que dispõem esses documentos, julgue as seguintes sentenças, que apresentam a finalidade e as consequências da implementação de cada dispositivo legal mencionado, e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A segunda LDB, promulgada em 1996, ainda é considerada um avanço para o cenário político educacional brasileiro. Nessa lei, foi reforçado mais uma vez o papel da Educação Física como componente obrigatório da Educação Básica.
( ) Conjuntamente à regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil, que aconteceu em meados de 1998, foram criados conselhos a nível federal e regional, popularmente conhecidos como Sistema CONFEF/CREFs. A principal missão desse órgão é fiscalizar o exercício profissional e, desse modo, garantir à sociedade uma prestação de serviço de qualidade.
( ) Os PCNs são um documento oficial que rege a prática docente em Educação Física nas escolas públicas e privadas. De acordo com os PCNs da Educação Física, o professor deve instigar seus educandos a aprender a fazer, mas também a saber por que se está fazendo e como relacionar-se nesse saber.
( ) A BNCC orienta, em uma perspectiva macro, a Educação Básica em todo o território nacional. Na prática, a BNCC dita não somente currículos formativos, mas também conteúdos, habilidades e competências que deverão ser desenvolvidos pelos professores de Educação Física na escola, em cada ciclo de escolarização.
A ordem correta de preenchimento das lacunas, de cima para baixo, é:
Você acertou!
E.
V – V – F – V.
Respostas
Resposta:
E.
V – V – F – V.
Explicação:
Resposta:
E.
V – V – F – V.
Explicação:
A segunda LDB é um documento que rege, em uma perspectiva macro, a educação nacional. Entre os ciclos de escolarização da Educação Básica, figura a Educação Física como disciplina curricular e, reforçada a partir dessa lei, como componente obrigatório do currículo. Dois anos após a promulgação da LDB, o movimento pela regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil ganhou corpo: o caso foi escutado pelo Poder Legislativo, discutido e reestruturado em forma de projeto de lei, que passou a vigorar em 1.º de setembro de 1998, demarcando as bases legais de atuação do profissional de Educação Física. Concomitante a esse fato, foi criado o Sistema CONFEF/CREFs, atendendo à necessidade de fiscalização do exercício profissional.
No que tange à abordagem da Educação Física e seu currículo nos PCNs da Educação Básica e na BNCC, nestes documentos, são enfatizadas as práticas corporais atreladas à cultura corporal de movimento, que deverão ser, de algum modo, ensinadas durante as fases de escolarização. Todavia, entre os aspectos que os diferem, está o fato de que os PCNs da Educação Básica são, conforme o nome diz, parâmetros que norteiam a prática pedagógica na Educação Física, com um caráter de obrigatoriedade apenas para as escolas estatais e de recomendação às escolas privadas. No caso da BNCC, suas proposições servem a todas as instituições escolares, determinando currículos formativos, conteúdos, habilidades e competências, assim como o tipo de avaliação formativa que deve ser implementada em cada ciclo de escolarização.
MAPAS E ATIVIDADES
Mais de 500 clientes mensais
Entre em Contato e Solicite um Orçamento!!
WHATS +55 54 99656-0977
✅ MAPAS e trabalhos VERIFICADOS