Uma das funções de liderança no Novo Testamento era o diácono, do grego diakonos, significa servo quando usado em contextos não eclesiásticos. Sobre seu caráter ou comportamento, Paulo é enfático (1Tm 3.8-13), sobre suas funções só é possível fazer inferências. Por exemplo: na área financeira, por isso não podiam ser cobiçosos (v. 8); na área administrativa, por isso precisavam ser bons governantes de suas famílias (v. 12) ou ainda a delegação, por parte dos apóstolos, da tarefa de “servir às mesas” (do grego diakonēo em At 6,1-6). É importante ressaltar que, embora tivessem alguma responsabilidade e respeito da comunidade, os diáconos estavam sob a autoridade dos que dirigiam a Igreja, primeiro dos apóstolos e depois dos presbíteros, ambos os grupos responsáveis pelo ensino da doutrina, característica que não era exigida dos diáconos.
FILHO, Wanderlei Galbiatti; SANTOS, Robson Rene dos; ROSA, Edvaldo Fernandes. Liderança e Gestão Ministerial. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Reimpresso em 2021 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os diáconos tinham uma função primária de suporte aos apóstolos e posteriormente aos presbíteros, assim suas tarefas estavam ligadas ao apoio das igrejas locais.
PORQUE
II. O ensino da doutrina e pregação não era uma característica exigida dos diáconos em seu chamado, ainda que alguns podiam pregar, a exemplo de Estevam, ao serem ordenados não era imposto sobre eles esse encargo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa 01
Explicação: Pag. 190 do livro texto. Funções do Diácono.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás