A responsabilidade social é um chamado à Igreja Cristã de assumir seu papel como agente histórico e manifestar em sua trajetória valores essenciais à sua própria condição de povo do Deus que é essencialmente o amor. Este processo de inserção dos valores do Evangelho na sociedade é definido como inculturação, o que é traduzido como introduzir a cultura no Evangelho e o Evangelho na cultura, unindo de forma matrimonial a mensagem de Jesus com a expressão de cada povo, tribo e língua.
FILHO, Wanderlei Galbiatti; SANTOS, Robson Rene dos; ROSA, Edvaldo Fernandes. Liderança e Gestão Ministerial. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Reimpresso em 2021 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e a relação entre igreja, responsabilidade social e inculturação, analise as afirmações a seguir.
I. A inculturação é um risco ao Evangelho, pois ao aproxima-lo da cultura corre-se o risco de contamina-lo e perder a sua essência.
II. A inculturação preserva a essência do Evangelho, adaptando-o a forma de cada expressão cultural, preservando ambos, Evangelho e cultura.
III. A igreja não pode fugir a responsabilidade social, pois se assim o fizer abandona seu papel histórico e sua condição de povo de Deus essencialmente baseado no amor a Deus e ao próximo.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Resposta: II e III
Explicação:
A inculturação é sempre necessária, tem de acontecer em toda e qualquer cultura.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás