Respostas
Resposta:
A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
Explicação:
espero ter ajudado ❤
Explicação: Uma das comemorações mais populares no Brasil é a festa junina, que agrada pessoas de todas as idades e é caracterizada por suas músicas, comidas e tradições típicas.
Inicialmente, antes do período da Idade Média, as festas juninas eram realizadas como uma forma pagã de homenagear os deuses da fertilidade e da natureza.
Devido à tamanha popularidade das festas, a Igreja tentou intervir e impedir que a celebração acontecesse, mas, como não teve sucesso, acabou adotando a festividade como uma comemoração religiosa – o fator religioso existe até hoje, e muitas vezes as festas juninas são chamadas também de festas de São João.
A festa junina foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e, a partir do século XVII, passou por algumas mudanças para que ficasse mais parecida com os traços culturais de cada região brasileira. A maior festa junina do mundo é a de Campina Grande, na Paraíba, e é comum que no Nordeste a data seja chamada também de festa caipira.
A tradição das danças brasileiras de quadrilha tem uma origem inusitada: os bailes franceses do século XVIII, que contavam com grandes grupos formados por casais. O estilo de dança também chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e, com sua popularidade crescente, mais músicas e quadrilhas foram criadas nas diversas regiões do país.
A festa junina brasileira é um sucesso total e muito disso tem a ver com as tradições e os costumes da data.