A) por que, segundo o autor, a contribuição brasileira à "civilização" é a cordialidade? O que isso significa? esse seria um traço de polidez, de civilidade ou o contrário?
B) Segundo Sérgio Buarque de Holanda, no convívio social, o brasileiro é "emotivo", pauta- se nk "afeto", na família, suas afinidades nascem na intimidade. Qual a relação dessa característica com uma na sociedade oriunda do patriarcalismo e patrimonialista?
texto: O homem cordial, Sérgio Buarque
Respostas
Ao considerar o texto, de autoria de Sérgio Buarque de Holanda, O Homem Cordial:
A) Há a informação de que o brasileiro é muito cordial com todos indicando em muitas situações uma coercitividade para sua ocorrência.
B) A conexão com a família e os vínculos tem relação direta em uma formação baseada no patriarcado com base no tradicionalismo de suas estruturas.
Análise relacionada com cordialidade brasileira
O texto O Homem Cordial está presente no livro Raízes do Brasil, de autoria do Sérgio Buarque de Holanda, e trata sobre os aspectos relacionados com a "cordialidade" típica do povo brasileiro.
Em consideração sobre a contribuição brasileira à civilização ser a cordialidade, esta afirmação se justifica porque no trato com pessoas estrangeiras ocorre sempre características como:
- Hospitalidade
- Generosidade
- Gentileza no trato
Apesar de se apresentar como um aspecto positivo, de acordo com o autor a cordialidade do brasileiro camufla uma coercitividade que exige se exprimir desta forma com base em mandamentos e regras estabelecidas, mas não por concordar com a situação.
Isto se aplica porque, na rotina de convívio social do brasileiro, a prática é o contrário da polidez consistindo em uma ilusão com detalhes como:
- Atitude polida do brasileiro é uma mímica deliberada;
- Manifestações definidas como espontâneas no homem cordial;
- Fórmula que se tornou uma forma natural e viva de se comportar;
- Organização de defesa em relação á sociedade
Com isso, o homem cordial passa a ser uma superfície ou camada externa servindo em muitas situações como peça de resistência para não demonstrar o que realmente vai no seu interior mantendo, assim, protegidas as suas emoções e sensibilidades.
Relação cordialidade e sociedade patriarcal
Em relação à questão sobre a característica do brasileiro ser emotivo está vinculada, de acordo com o texto O Homem Cordial, com um traço do seu caráter consistindo em uma influência dos padrões de convívio humano baseado no meio rural e patriarcal.
Desta forma, a relação entre a cordialidade e a sociedade patriarcal incluem aspectos como:
- Padronização de formas exteriores de cordialidade que podem, assim, não ser legítimas;
- Manutenção da supremacia individual em relação ao social;
- Cordialidade significa a liberação do pavor relacionado a conviver consigo mesmo(a)
Para saber mais sobre aspectos sociais brasileiros: https://brainly.com.br/tarefa/51536133