Leia o texto a seguir:
Campanha contra trabalho infantil é lançada na Paraíba nesta quarta-feira
Quase 3 mil denúncias foram recebidas pelo Ministério Público.
Campanha inclui prêmio de jornalismo sobre o tema.
Crianças trabalham em lixão de Guarabira, na Paraíba (Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco)
Quase 3 mil denúncias de trabalho infantil foram apresentadas ao Ministério Público da Paraíba em 2015. Além disso, o estado foi considerado o terceiro com o maior aumento de trabalho infantil nos últimos três anos, já que o trabalho infantil aumentou 65%, de acordo com a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que mais 41 mil crianças passaram a trabalhar no estado. Ou seja, uma média de 745 novas vítimas por dia.
Para combater este problema, o Ministério Público lançou nesta quarta-feira (17), uma campanha para combater esse tipo de exploração, com o objetivo de envolver a sociedade na discussão. Na ocasião também foi lançado um prêmio de jornalismo para reportagens que tragam o assunto.
Ainda no lançamento, foram apresentadas cenas de trabalho infantil no lixão da cidade de Guarabira, no Agreste do Estado, retratadas na primeira reportagem da série "Saneamento é básico", que está sendo exibida esta semana pelo JPB 2ª Edição, na TV Cabo Branco. As cenas serviram para demonstrar o quanto a imprensa pode ajudar a denunciar e combater esse problema. Disponível em: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/02/campanha-contra-trabalho-infantil-e-lancada-na-paraiba-nesta-quarta-feira.html.
A leitura da reportagem evidencia uma das problemáticas sociais vivenciadas no Brasil, tal problemática já foi e ainda é foco de estudo em muitas pesquisas desenvolvidas e/ou em fase de desenvolvimento. Assim, considerando o conteúdo da reportagem e o estudo desta semana sobre a delimitação do tema de um projeto de pesquisa, podemos dizer que a problemática apresentada na reportagem sugere a seguinte delimitação do tema:
a) Campanha contra o trabalho infantil na Paraíba.
b) Denúncia do trabalho infantil na Paraíba.
c) Crianças que trabalham no lixão de Guarabira, na Paraíba.
d) Prêmio de jornalismo promove a campanha de trabalho infantil na Paraíba.
e) Trabalho infantil em Guarabira, Paraíba.
Respostas
Resposta:
GABARITO
Alternativa d
Qualquer trabalho retira oportunidades e impede o desenvolvimento pleno da criança. A reportagem caracteriza as atividades nos lixões como as “piores formas de situação de trabalho infantil”. A ação dos fiscais, portanto, tinha como objetivo a proteção dos menores para garantir-lhes os diretos fundamentais que lhes eram negados.
DISTRATORES
A alternativa a está incorreta, pois o direito ao trabalho é fundamental, mas não inclui o trabalho infantil, já que as crianças têm condições peculiares de pessoas em desenvolvimento. A b, pois a ação dos fiscais tinha o objetivo de proteger crianças em estado de pobreza extrema, para garantir-lhes direitos mínimos necessários ao seu desenvolvimento. A c também está incorreta, pois nada na reportagem indica que a abordagem tivesse forma agressiva ou opressiva; a fuga de um menor não permite a inferência feita na alternativa.
HABILIDADE
(EF67LP15) Identificar a proibição imposta ou o direito garantido, bem como as circunstâncias de sua aplicação, em artigos relativos a normas, regimentos escolares, regimentos e estatutos da sociedade civil, regulamentações para o mercado publicitário, Código de Defesa do Consumidor, Código Nacional de Trânsito, ECA, Constituição, dentre outros.
Explicação: