• Matéria: Geografia
  • Autor: dulxinhanavarro
  • Perguntado 3 anos atrás

A água do rio nilo é propria para consumo?

Respostas

respondido por: judsonnmychel
0

Explicação:

O rio Nilo é o maior do mundo em termos de extensão territorial. Localizado no continente africano, esse rio é de extrema importância para toda a sociedade que o rodeia, sendo item essencial para entendermos o desenvolvimento de civilizações milenares, como a egípcia.

O Nilo passa por 10 países africanos até desaguar no mar Mediterrâneo, por meio de sua foz no Egito. Seu tamanho contribui diretamente para que faça parte da principal bacia hidrográfica do continente, o que faz dele algo impressionante.

O rio Nilo possui um regime de cheias periódicas ao longo de seu curso. Por ser perene, nos momentos de estiagem, suas margens tornam-se extremamente férteis devido aos sedimentos ali depositados durante a época das cheias. Em geral, o período de menor vazão do rio no seu baixo curso (mais próximo da foz) é durante a primavera, em meados de setembro e outubro.O tamanho do Nilo está diretamente associado à sua importância para a sociedade africana. Em termos históricos, ele foi essencial para o desenvolvimento de uma das civilizações mais intrigantes e enigmáticas: a civilização egípcia. O clima árido e seco do Egito tornam a sua ocupação um grande desafio, mas, graças ao rio e as suas cheias fertilizantes, o desenvolvimento egípcio conheceu tempos de glória, riqueza e magnitude.

Heródoto, grego conhecido como o “pai da história”, denominou o Egito como uma dádiva do Nilo, em alusão à importância desse rio para o crescimento e consolidação dos egípcios enquanto sociedade imperial.

Suas cheias movimentam os nutrientes do rio, trazendo à tona, durante o período de estiagem, grande quantidade de húmus e adubo natural. Por isso, as cidades mais importantes dos países em que há o curso do Nilo estão em suas margens ou em áreas próximas.

Estudos históricos apontam que as margens do Nilo foram ocupadas desde o período Paleolítico. As árvores próximas do rio dispunham de variedade frutífera, proporcionando fartura para os grupos humanos que, nessa era, ainda não praticavam a agricultura.


dulxinhanavarro: e onde ta a resposta da minha pergunta?
dulxinhanavarro: eu n achei
Perguntas similares