4 Leia o texto a seguir. As sociedades agrícolas são arruinadas pela fome quando uma seca, um incêndio ou um terremoto devastam a colheita anual de arroz ou de batata. As sociedades caçadoras-coleto- ras não estavam imunes a desastres naturais e sofriam perio- dos de fome e privação, mas em geral eram capazes de lidar com tais calamidades mais facilmente. Se perdiam alguns de seus alimentos essenciais, podiam coletar ou caçar outras es- pécies, ou migrar para uma área menos afetada. HARARI, Yuval Noah. Sapiens - uma breve história da humanidade Porto Alegre: L&PM. p. 61. Explique a diferença entre as sociedades agrícolas e os caçadores-cole- tores discutidos no texto.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
As sociedades agrícolas eram sedentárias, ou seja, viviam fixas em um local e dependiam da produção agrícola para se alimentar. Caso houvesse uma catástrofe, eles seriam incapazes de se alimentar com a destruição das plantações, ocasionando um possível colapso.
Por outro lado, os povos nômades não são fixos e buscam alimentos em diversas regiões, estabelecendo-se, de forma momentânea, em algum lugar para se alimentar. Se houvesse uma catástrofe natural, bastaria migrar para uma nova localidade e procurar alimento, reduzindo a vulnerabilidade nessas ocasiões.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás