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Resposta:
Por meio do rap, da dança ou do grafite, o hip-hop pode transmitir mensagens e tornar visível a solidariedade internacional e as lutas pela igualdade e contra todas as formas de dominação e discriminação.
explicação:
Vetor de lutas sociais e políticas e das lutas cotidianas nos bairros populares, o hip-hop é uma ferramenta de denúncia, defesa e promoção de movimentos sociais. Por meio do rap, da dança ou do grafite, o hip-hop pode transmitir mensagens e tornar visível a solidariedade internacional e as lutas pela igualdade e contra todas as formas de dominação e discriminação. O surgimento deste movimento musical, cultural e social reflete uma certa democratização da música através de novas formas de expressões das classes populares.
Oriundo de bairros pobres, o hip-hop nasceu no início dos anos 1970, primeiro em Nova York antes de se espalhar pelos Estados Unidos. Através de múltiplas influências musicais (jazz, funk, soul ...), as populações que vivem nos guetos expressam uma voz social e política. Não há necessidade de ser músico, cantor ou ter instrumentos disponíveis. Trata-se de reutilizar os padrões musicais para falar sobre a realidade do cotidiano nas periferias, a pobreza, o racismo e a violência policial, trata-se de uma forma de se libertar da violência do Estado.
Desde o início, as reivindicações afro-americanas encontradas nos textos tratavam de temas semelhantes aos do Partido dos Panteras Negras. A influência do movimento revolucionário dos Panteras Negras sobre o hip-hop também pode ser vista nos laços de filiação como os observados entre o rapper 2Pac e sua mãe, Afeni Shakur, membro do partido.
Se a essência do hip-hop é social e política, o sistema conseguiu recuperar parte da cultura hip-hop. Embora tal recuperação e desenvolvimento da indústria fonográfica tenha criado um mercado para o rap consciente ou de protesto, também permitiu o surgimento de um rap enfraquecido de qualquer reivindicação. E a chegada das “majores” despolitizadas na indústria musical trouxe importantes conflitos, como a conhecida rivalidade entre os rappers da Costa Leste e os da Costa Oeste. Entretanto, longe de ser amordaçada, a voz comprometida é ouvida através de grupos como o Public Enemy.
O movimento passou a ser exportado internacionalmente na década de 1980, promovendo solidariedades internacionalistas e o desenvolvimento de cenas locais ao redor do mundo, assim como estabelecendo pontes com outras influências (como com o hard rock e o reggae).
Se com a chegada do hip-hop na França, grupos comprometidos como NTM e Assassin acabam por se inscrever como parte dessa linhagem, o movimento também experimentará o mesmo fenômeno de recuperação comercial. Em contraste, rótulos e produções independentes estão se desenvolvendo. Encontraremos essa essência social e política nas mensagens comprometidas, seja qual for sua forma, contra o racismo, a violência policial, os assassinatos nas periferias ... mas também na solidariedade com presos políticos, encarcerados, por exemplo, nos Estados Unidos, como Mumia Abu-Jamal e Leonard Peltier. Se Assassin desapareceu da paisagem hoje, outros grupos e coletivos estão perpetuando essa contracultura independente do hip-hop, adotando a contestação do sistema, a solidariedade, a convergência e a memória das lutas .
Fenômeno internacional e internacionalista, do hip-hop continua a crescer como música popular. Para alguns, em reação ao sistema capitalista, essa cultura hip-hop é um instrumento ligado às lutas sociais e políticas, às solidariedades, ou à reivindicação do direito à autodeterminação dos povos oprimidos.
Este é o caso em todas as Américas, com o exemplo dos povos indígenas para os quais é necessário reafirmar-se como atores da sociedade com sua própria identidade cultural, aqui ligada à defesa do meio ambiente e da Mãe Terra. Na Palestina, é uma ferramenta para denunciar a ocupação ilegal de Israel, mas também uma ferramenta para a emancipação e reivindicação popular por liberdade. Na África, o hip-hop vive um verdadeiro auge e vai se misturando com culturas diferentes. No Senegal, por exemplo, pode ser considerado como um contra-poder cuja influência pode perturbar a situação política. Na América Latina, grupos militantes de hip-hop se afirmam como um dos componentes de muitos movimentos sociais que sacodem o território ao colocar em prática a organização autônoma dos bairros populares e expressando preocupações sociais relacionadas a temas feministas, antiautoritários e libertários.
O hip-hop é o caminho para as classes populares e a juventude das periferias gritarem suas raivas e suas revoltas. É importante analisar o hip-hop e sua cultura através de uma perspectiva social, uma vez que este acompanha desde seu inicio um grande número de lutas populares em todo o mundo. Vamos descobrir juntos o som da revolução...