"O problema habitacional não pode ser analisado isoladamente de outros processos socioeconômicos e políticos mais amplos, não obstante nele se condensa um conjunto de contradições específicas. " KOWARICK, Lúcio. A espoliação Urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. No texto com título "Considerações para repensar os espaços públicos no pós pandemia" nos fez refletir sobre algumas alterações da análise urbana. A partir da experiência e vivência de cada um, é possível fazer uma análise da cidade em que você se encontra. Sendo assim, considere as afirmações a seguir. I - Com a pandemia do Covid-19, houve a necessidade de restringir o uso de espaços públicos e para que a sociedade urbana expressasse menor desejo de uso desses espaços. II - O isolamento social contribuiu para a discussão a qualidade dos espaços habitacionais. III - Houve uma procura de novas moradias, favorecendo o setor imobiliário, além do favorecimento da taxa Sellic que estava baixa. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Considerando a pandemia do Covid-19 e o cenário pós-pandemia, temos que a alternativa correta é a 5: I, II e III.
Explicação:
Análise das afirmativas sobre o Covid-19 e o cenário pós-pandemia
I. Correta. Devido à pandemia do Covid-19, surgiu uma necessidade de restrição da utilização de espaços públicos. Tal fato com o passar dos meses fez com que o interesse da população por esses espaços sofresse uma redução.
II. Correta. Devido ao isolamento social, passou a ocorrer mais frequentemente questionamentos sobre a qualidade dos ambientes habitacionais.
III. Correta. O isolamento social provocado pelo Covid-19 resultou em aumento da procura por novas moradias, contribuindo para o crescimento do setor imobiliário.
Resposta:
II e III apenas
Explicação:
A primeira esta errada segundo o material didático da disciplina, ver pg 2.
"..Entretanto, a pandemia da Covid-19, ao restringir o uso constante dos espaços da cidade nos períodos de maiores restrições, contribuiu para que a sociedade urbana expressasse maior desejo de uso desses espaços após medidas restritivas. Ao mesmo tempo, o isolamento social para conter a disseminação do vírus, colocou em questão a qualidade dos espaços habitacionais diante das necessidades dos seus habitantes, que culminou em procura por novas moradias, favorecendo o setor imobiliário...."