Leucemia Mielóide Crônica, doença caracterizada pela presença do Cromossomo Philadelphia (Ph), resultando em uma translocação equilibrada entre os cromossomos 9 e 22. Nesta translocação, o gene ABL associa-se a uma porção de um gene no cromossomo 22, denominado BCR. O gene BCR codifica uma proteína com função relacionada à regulação do processo de sinalização e divisão celular, enquanto o gene ABL (cromossomo 9) codifica uma proteína tirosino-quinase que participa da regulação do ciclo celular e da resposta a estresse genotóxico. O gene quimérico (BCR- -ABL), por sua vez, codifica uma nova proteína com atividade tirosino-quinase, que desencadeia a proliferação descontrolada das células na LMC. Sabemos que a doença possui três fases, uma fase inicial crônica com duração de 3 – 5 anos; uma fase acelerada, que dura de 6 – 18 meses, e a fase final chamada de fase blástica ou aguda da leucemia, com duração de 3 – 6 meses. , a combinação de interferon-alfa e citarabina fui substituída por mensilato de imatinibe , administrada por via oral, 800 mg/ dia; tendo efeitos adversos leves como náusea, edema e câimbras.
Porque ocorreu a substituição de interferon-alfa e cirtarabina pelo mensilato de imatinibe (Glivec®, Novartis)?
Selecione uma alternativa:
a)
o Mesilato de Imatinibe é um inibidor seletivo das proteínas quinases, funcionando como um inibidor competitivo do ATP, pois ele se liga nos sítios de fosforilação do BCR-ABL, bloqueando a atividade tirosina-quinase.
b)
o Mesilato de Imatinibe é um inibidor não seletivo das proteínas quinases, funcionando como um inibidor competitivo do ATP, pois ele se liga nos sítios de fosforilação do BCR-ABL, bloqueando a atividade tirosina-quinase.
c)
o Mesilato de Imatinibe é um inibidor seletivo das proteínas quinases, funcionando como um inibidor competitivo do ADP, pois ele se liga nos sítios de fosforilação do BCR-ABL, bloqueando a atividade tirosina-quinase.
d)
o Mesilato de Imatinibe é um inibidor seletivo das proteínas quinases, funcionando como um inibidor competitivo do ATP, pois ele não se liga nos sítios de fosforilação do BCR-ABL, bloqueando a atividade tirosina-quinase.
e)
o Mesilato de Imatinibe é um inibidor seletivo das proteínas quinases, funcionando como um inibidor competitivo do ATP, pois ele se liga nos sítios de fosforilação do BCR-ABLnão, bloqueando a atividade tirosina-quinase.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
letra A - o Mesilato de Imatinibe é um inibidor seletivo das proteínas quinases, funcionando como um inibidor competitivo do ATP, pois ele se liga nos sítios de fosforilação do BCR-ABL, bloqueando a atividade tirosina-quinase.
Explicação:
respondi no avaliar e deu certinho.
respondido por:
1
Resposta:
Letra A
Explicação:
corrigido pelo AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás