• Matéria: Sociologia
  • Autor: rairaanaleal
  • Perguntado 3 anos atrás

Quando pensamos em política pública podem surgir equívocos entre alguns elementos: a Assistência Social, um termo muito usado na área social, o Serviço Social e o Assistencialismo. O que acontece algumas vezes é a confusão entre eles. Analise as afirmativas e associe as colunas relacionando corretamente os conceitos.

a)Serviço Social I- É uma Política Pública, conforme Constituição Federal de 1988 em seu Artigo de número 194 ao lado da saúde e da previdência social é o tripé da Seguridade Social. A referida Constituição reservou um Artigo para descrever a respeito dessa política pública, como a saúde, a previdência social e a educação. Assim, o Artigo 203 da Constituição federal trata especificamente da Assistência Social, especificando que ela será prestada a quem dela necessitar, independente de contribuição à seguridade social e tem por objetivos, proteger, amparar, promover, habilitar e reabilitar, além de garantir o pleno exercício da cidadania.
b)Assistência Social II- profissão que requer formação superior e que tem como áreas de atuação a assistência, a saúde, a educação, habitação, dentre outros, podendo ser em órgãos públicos ou privados.
c)Assistencialismo III- É uma forma de atuação, em que o enfoque não é a transformação social no sentido de propiciar a autonomia do cidadão e sim o paternalismo, atuar com foco na caridade, na benemerência, no amor ao próximo como foi nos primórdios da profissão, em meados nos anos 1930 com a influência da igreja. Lembre que o assistente social pode atuar em diversas áreas do Serviço Social, desde que tenha formação superior.
Indique a alternativa que corresponde a correta associação entre elas:

Alternativas:

a)
a-I; b-II; c-III.

b)
a-II; b-I; c-III.

c)
a-II; b-III; c-I.

d)
a-III; b-I; c-II.

e)
a-III; b-II; c-I.

5)
A sociedade se articula em diferentes setores, visando atender direitos sociais básicos e combater a exclusão social. A composição do terceiro setor é realizada por meio de organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela participação voluntária, de natureza privada, não submetida ao controle direto do Estado, podendo ter práticas tradicionais da caridade, da filantropia, trabalhando para realizar objetivos sociais ou públicos, proporcionando à sociedade a melhoria na qualidade de vida por meio de projetos e programas que visam o atendimento na área da saúde, da cultura, esporte, campanhas educacionais, entre tantas outras atividades de caráter social existentes nas políticas sociais.

A estrutura básica da sociedade é composta por

Alternativas:

a)
Estado (primeiro setor), o Mercado (segundo setor) e Organizações da Sociedade Civil (terceiro setor).

b)
Estado (primeiro setor), Sociedade Civil (segundo setor) e Organizações da Sociedade Civil (terceiro setor).

c)
Estado (primeiro setor), Estado (segundo setor) e Mercado (terceiro setor).

d)
Mercado (primeiro setor), Estado (segundo setor) e Organizações da Sociedade Civil (terceiro setor).

e)
Mercado (primeiro setor), Estado (segundo setor) e Sociedade Civil (terceiro setor).

Respostas

respondido por: adriamirellegta17
3

Resposta:

quero a resposta da 4

Explicação:


roselyfranc: 4) Quando pensamos em política pública podem surgir equívocos entre alguns elementos: a Assistência social, um termo muito usado...resposta da 4/ é letra (A))
wanderleiasouzacampo: resposta por favor da 5?
nanipaulo10: resposta da 5 é letra a
roselyfranc: Oi a 5 e letra (a)
respondido por: marizeliaapuarema
1

Resposta: b

Explicação:

Perguntas similares