Descrever o procedimento da separação fracionada dos gases ?
Respostas
Resposta:
Para haver a separação fracionada de gases, o método utilizado é a liquefação fracionada.
Explicação:
• O que é a liquefação fracionada?
Esse método consiste em resfriar a mistura de gases até que todos os componentes estejam no estado líquido. Quando é feita a liquefação fracionada dos gases atmosféricos (nitrogênio, oxigênio e argônio), a temperatura é próxima dos -200°C.
Contudo, imagine que toda a mistura já virou líquida e homogênea. O que fazer pra separar os seus componentes? Deve-se realizar então um segundo processo: a destilação fracionada.
- O que é a destilação fracionada?
Cada componente da mistura possui um ponto de ebulição diferente. Aproveitando-se disso, é realizada a destilação fracionada, onde a mistura é aquecida e os líquidos destilam à medida que suas temperaturas de ebulição vão sendo atingidas.
- Onde se usa a destilação fracionada?
A destilação fracionada pode ser usada, por exemplo, para separar água de acetona. Uma utilização muito importante é a separação das frações do petróleo, de onde obtemos a gasolina, o querosene, óleo diesel, asfalto, piche, etc.
- Qual a importância da liquefação fracionada?
Em hospitais, por exemplo, podemos encontrar cilindros de oxigênio. Seu uso é muito importante nesses hospitais e sua obtenção ocorre graças à liquefação fracionada do ar atmosférico, onde o oxigênio é separado dos demais componentes do ar. A dificuldade e complexidade na realização desse procedimento justifica o alto preço cobrado por tanques de oxigênio hospitalares.
- Quem realiza esse procedimento?
Há empresas especializadas em fazer a separação fracionada dos gases. Um exemplo de empresa brasileira é a White Martins, que fabrica gases industriais e medicinais.