as amas-de-leite ou amas-secas, raramente cuidavam de seus próprios filhos. essa prática não era autorizada pelo senhor, pois a criança branca não poderia ser amamentada no mesmo seio que o filho natural. essas crianças eram separadas da mãe, vendidas, abandonadas nas rodas de asilos (enjeitados). a maternidade era negada á mulher negra, ama-de-leite. observe as fotografias das fontes 6 e 7. descreva as mulheres, as crianças, vestimentas. o que você consegue inferir sobre a cena? parecem mulheres escravizadas, parecem ter tratamento diferenciado ou esse era o intuito da fotografia? qual imagem é construída em relação a essas mulheres que cuidavam dos filhos dos brancos? há permanências da sociedade patriarcal na contemporaneidade, em relação á condição feminina, e, principalmente, entre as mulheres negras no brasil?
Respostas
Resposta:
Eram mulheres negras de cabelo curto e longos vestidos volumosos e desgastados, e estavam com crianças brancas, as crianças estão bem vestidas ao lado de sua ama de leite. ( inventa alguma coisa ai q tem haver com o tema). A fotografia parece estar embelezando como essas mulheres eram tratadas. Que as amas de leite eram um pouco mais apreciada do que os outros escravos, ela tinha uma "posição" mais importante.
Explicação: só fiz até aqui
A imagem da negra ama-de-leite é reproduzida com a escrava bem vestida, próxima da criança branca e demonstrando harmonia e afeto.
As fotografias tinham o propósito de estabelecer conexão com as famílias, pois a posse de escravos estava cada vez mais difícil, tanto pela proibição do tráfico negreiro (1850) quanto pela proximidade da abolição de 1888.
Em algumas famílias brasileiras existe a figura da secretária do lar, que auxiliam e cuidam de crianças de diversas casas, em contrapartida não paticipam tão ativamente da criação de seus filhos, pois necessitam de um emprego para sustentar suas famílias.
Amas-de-leite
Eram as criadas particulares que transitavam pelo espaço exclusivo da casa de suas famílias e mantinham contato diário com elas, podendo ser mucamas ou amas.
À medida que o número de escravos diminuía e não era substituído por outros nas casas, alguns escravos que serviam ao longo de suas vidas ficavam ligados à família do senhor por um estreito vínculo de lealdade e privilégio que aos poucos foi desaparecendo.
Essas mudanças estruturais também afetaram as relações sociais entre senhores e escravos. Algumas famílias mantinham em seus álbuns fotografias com estas escravas, em roupas adornadas e demonstrando proximidade com a criança da casa.
Entretanto, eram ainda escravas e tinham a sua vida direcionada por um senhor, tendo livre autonomia em alugá-las ou vendê-las.
Para mais informações sobre a escravidão nas Américas, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/27830851