Respostas
Resposta:
O Mito Prometeu é, portanto, a baliza de tempo que assinala o exato momento em que a humanidade apropria-se do conhecimento. Foi isso que fez nosso ancestral Homo erectus, que viveu no pleistoceno médio, cerca de 500 mil anos atrás, ao dominar a tecnologia [do fogo] no período paleolítico. Ele saiu da toca para a conquista do planeta.
O intuito de Protágoras ao criar sua versão do mito de Prometeu foi de argumentar sobre como as virtudes do pudor e da justiça, podem ser ensinadas, dando civilidade aos homens, isto é, a deliberação política necessária para a vida nas cidades.
O Mito de Protágoras
Protágoras recorre ao Mito de Prometeu para argumentar sobre como as virtudes necessárias à vida política, foram ensinadas aos homens, possibilitando assim a formação do cidadão e a vida na pólis.
Na sua versão do Mito, após a distribuição aos animais, de talentos e recursos que garantissem a sua sobrevivência, Prometeu observou que ao homem não coube nada. Roubou então dos deuses o domínio do fogo e das artes, pensando assim, estar possibilitando sua sobrevivência.
Entretanto, faltou ao homem saberes políticos, as articulações necessárias para garantir a vida em comunidade, que acabavam se dispersando e morrendo. Hermes, a mando de Zeus, dá aos homens os dons do pudor e da justiça, para desenvolverem assim, noções de convivência e civilidade.
Portanto, Protágoras argumentou que saberes políticos, como as virtudes de temperança e da justiça, são indispensáveis para a manutenção das sociedades organizadas e são apreendidos e melhorados com a prática da vida na comunidade.
Aprenda mais sobre Protágoras e a política em: brainly.com.br/tarefa/5786965
#SPJ2