Abrindo a bagagem
Em Portugal, há 500 anos, um monte de gente acreditava em lobisomens e em mula sem cabeça, e parte dessa gente veio para o Brasil. Aqui, os portugueses começaram a contar histórias de sua terra e de sua bagagem cultural tiraram também outros seres fantásticos, como sereias, sacis, velhos do saco, bruxas, fadas, bicho-papão, papa-figos e muitos mais, que, aqui, assustaram e, ao mesmo tempo, embalaram o sono de muitas crianças.
Os negros trazidos da África pelos portugueses para serem escravos, além de muita tristeza e saudades de sua terra natal, trouxeram, também, inúmeras histórias. Aliás, como eles foram capturados e obrigados a deixarem sua terra, não tiveram condições de arrumar seus pertences para a viagem. Mas ninguém pôde proibi-los de trazer suas crenças, suas histórias, seus hábitos e seus costumes, ou seja, a tal bagagem cultural.
Na imaginação dos viajantes, livres ou escravizados, veio toda sorte de crenças, mitos e lendas que aqui, em solo fértil, brotou e proliferou por todo o território. Com os portugueses vieram lobisomens, mulas sem cabeça e outros. Com os africanos vieram quibungo, chibamba e as histórias de animais.
Aí, você pode perguntar: e as histórias dos índios que já estavam aqui? Eu diria que os lobisomens e os quibungos encontraram-se com os mapinguaris, caiporas, curupiras e passaram a conviver em harmonia nas florestas e na imaginação dos brasileiros que iam nascendo, neste novo território, da mistura de europeus, africanos e índios.
[...]
MARTINS, Georgina da Costa. Ciência hoje das crianças, ano 13, n. 106. Rio de Janeiro: SBPC, setembro/2000. Adaptado.
Quanto à sua formação, os substantivos podem ser classificados como simples ou compostos. São substantivos compostos:
A
Sereias e papa-figos.
B
Bicho-papão e fadas.
C
Lobisomem e bicho-papão.
D
Bruxas e papa-figos.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
C
Lobisomem e bicho-papão.
Explicação: formadas por duas palavras que se agregam: lobo+homem e bicho+papão
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás