Para o exame parasitológico de fezes devemos ter alguns cuidados com a amostra, como: acondicionar o material em pote coletor fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácias; não encher o frasco coletor; não precisa conservar sob refrigeração, salvo as fezes frescas, em caso de impossibilidade de levar imediatamente para o laboratório; coletar a amostra em superfície seca, ou seja, sem contato com água e sem urina. Seguir as orientações evita-se os interferentes em um exame que inviabilizam ou prejudicam uma análise segura.
Durante a análise da amostra, há casos em que o primeiro método utilizado apresenta resultado negativo tanto para protozoários como para helmintos. Logo, o biomédico precisa proceder com o conhecimento necessário para aplicar o devido protocolo de identificação.
Tomando como referência os métodos parasitológicos de fezes, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A realização de exame com apenas um método, sendo o resultado negativo, não conclui diagnóstico, pois não existe um método capaz de identificar, ao mesmo tempo, toda a forma parasitária.
( ) Os métodos qualitativos são os mais utilizados para a identificação, pois objetivam a identificação do parasita de acordo com a morfologia observada durante a microscopia.
( ) O método de Lutz permite a identificação de ovos e larvas de helmintos e cistos de protozoários, sendo o mais utilizado no laboratório de análises clínicas.
( ) O método Ritchie é específico para pesquisa de cistos de protozoários, sendo comum compor o protocolo dos métodos executados em pesquisa de parasitos.
( ) O método de Willis tem como princípio a sedimentação por centrifugação, pois facilita a concentração de parasitos, otimizando a visualização microscópica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.F – F – F – F – V.
b.V – V – V – F – F. Correto
c.F – V – F – F - V.
d.V – F – V – F - V.
e.V – F – V – V - F.
Questão 2 - Correto
Texto da questão
As amostras biológicas solicitadas para exames parasitológicos dependem diretamente da avaliação clínica do paciente. Por isso, uma anamnese com registros dos sinais e sintomas, relatos sobre histórico de viagens e hábitos de vida é valiosa para avaliação médica. Entre os tipos de amostras biológicas que podem ser solicitadas diante de suspeita de parasitoses há amostras de sangue.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I – Amostra de sangue é realizada mediante punção na extremidade do dedo anelar, nos casos de suspeita de doenças parasitárias sanguíneas.
II - A amostra sanguínea pode ser utilizada para pesquisa de Plasmodium sp, Wuchereria bancrofti (microfilarias), Trypanossoma cruzi e Leishmania sp.
III - A técnica mais utilizada para exame de sangue é o esfregaço de sangue, preparado e corado pelos métodos de Giemsa ou de Leishman.
IV - A vantagem dos esfregaços é que necessitam de parasitemias elevadas para identificação do parasita, sendo decisivos para o diagnóstico precoce da infecção.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.I, II e IV, apenas.
b.I, II e III, apenas. Correto
c.I, III e IV, apenas.
d.II, III e IV, apenas.
e.I, II, III e IV.
Questão 3 - Correto
As amostras de fezes podem ser utilizadas para o exame coprológico funcional, parasitológico, coprocultura e outros, solicitados de forma isolada, como: pesquisa de quantidade de gordura nas fezes e sangue oculto. As amostras fecais podem ser frescas ou conservadas em solução à base de Mertiolato-Iodo-Formol (MIF) ou à base de Acetato de Sódio, Ácido Acético e Formaldeído (SAF). A partir do pedido médico de exame parasitológico de fezes, o laboratório entrega o kit para coleta, juntamente com as orientações de como coletar e conservar. Por isso, o primeiro passo é ler as instruções.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I - A qualidade da amostra tem início com a coleta realizada de forma adequada. As fezes frescas (sem conservantes) deverão ser entregues ao laboratório logo após a coleta, mas diante da impossibilidade, necessitam de conservação em temperatura de 5° C a 10° C.
II - As fezes líquidas devem ser examinadas dentro de 15 minutos; semi-sólidas dentro de 30 min. formadas dentro de 48 horas. Se o exame for realizado após 48 horas a amostra deve ser mantida em conservadores.
III - Se o paciente realizar procedimento de contraste para Raios X (sais de bário), coletar as fezes 5 a 10 dias após a ingestão de sais de bário.
IV - As fezes frescas também são utilizadas para pesquisa de sangue oculto, Coprocultura, pH Fecal, Gordura Fecal, Leucócitos Fecais, Substâncias Redutoras nas Fezes e demais exames realizados em amostra de fezes desse tipo
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.I, II, III e IV.
b.I, II e III, apenas.
c.I, II e IV, apenas.
d.I, III e IV, apenas. Correto
e. II, III e IV, apenas.
Anônimo:
Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, atividade mapa, resumos, redações, relatório de aula prática, trabalhos escritos, potifólios, resolução de atividades, provas, resumos entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
1. V – V – V – F – F.
2. I, II e III, apenas.
3. I, III e IV, apenas.
Explicação:
AVA
respondido por:
0
Resposta: QUESTÃO 4) b. V – V – V – F – F
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás