• Matéria: Pedagogia
  • Autor: kawahara2701
  • Perguntado 3 anos atrás

clarice Lispector tem uma obra literária que não traz respostas prontas e definitivas. Pelo contrário, ela inquieta, ela traz perguntas e indagações. O mesmo acontece na literatura infantil. Observe a citação a seguir:

“Como a história foi escrita para exclusivo uso doméstico, deixei todas as entrelinhas para explicações orais. Peço desculpas a pais, mães, tios e tias, e avós, pela contribuição forçada que serão obrigados a dar. Mas pelo menos posso garantir, por conta própria, que a parte oral desta história é a melhor dela. Conversar sobre o coelho é muito bom. Daí ser muito mais extensa que o seu aparente número de páginas. Na verdade, só acaba quando a criança descobre outros mistérios”.

LISPECTOR, Clarice. O mistério do coelho pensante. Ilustrações de Mariana
Massarani. Rio de Janeiro: Rocco, 1999

Na citação apresentada a autora da obra, Clarice Lispector, traz algumas indicações sobre como os pais devem tratar a história com seus filhos. Diante do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A citação da autoria aproxima o contato dos pais com o conceito de mediação: a importância de conversar com a criança sobre a história que acabou de ler, aumentando a compreensão e ampliando a reflexão que ela pode suscitar.
PORQUE
II - A obra O mistério do Coelho Pensante apresenta grande complexidade e sem a mediação de um adulto a criança poderá não compreender completamente a história.

Agora, assinale a alternativa correta:

Respostas

respondido por: mayrxw
8

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Explicação:

Respondi assim e estava certo. <3


fabivivan: Está correta a resposta
respondido por: fabivivan
3

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Explicação:

A asserção I é verdadeira: a autora incentiva que pais e filhos conversem sobre a história, reflitam, e assim ampliem as possibilidades de interpretação. E realmente a mediação é muito importante para a criança. Entretanto a segunda asserção é falsa: o livro não é incompreensível caso a criança o ler sozinho. A mediação torna a experiência mais completa, mas não há nada na obra que impeça que a criança possa ler desacompanhada de um adulto.

Perguntas similares