Atualmente, os serviços prestados pelo assistente social vêm crescendo demasiadamente, em face as expressões da questão social, no qual os serviços oferecidos por este profissional buscam trazer mudanças significativas aos usuários, mediante a garantia intransigente dos seus direitos. Ser assistente social exige capacidade para se relacionar com seres humanos, saber ouvi-los, investigar a realidade social em que o usuário está inserido e criar estratégias de intervenção, mediante as dimensões formativas teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Considerando o conteúdo do livro “Comunicação na prática do Assistente Social” e demais materiais da disciplina, acerca do instrumental técnico-operativo do assistente social, de que forma você percebe a linguagem como instrumento de trabalho do assistente social? Exemplifique quais situações demandam o conhecimento e a capacidade em utilizar o instrumental da linguagem de maneira apropriada?
Respostas
A linguagem caracteriza-se como um dos mais importantes instrumentos de trabalho do assistente social na medida em que possibilita a comunicação com a população, proporcionando o direcionamento crítico das percepções dessa em relação às suas realidades e, consequentemente, o engajamento e protagonismo nas lutas sociais de seu interesse.
Nesse sentido, a função da linguagem ultrapassa a mera função utilitarista e pontual voltada à um projeto específico com início, meio e fim, já instituído e pré-definido, mas contribui na construção de uma sociedade ativa e consciente com pilar na emancipação humana.
Ademais, quanto à última pergunta, basicamente toda a atuação do profissional de serviço social demanda o conhecimento e a capacidade em utilizar o instrumental da linguagem de maneira apropriada, mas como exemplo podemos citar as seguinte situações:
- Realização de atendimento social, observação e visita (linguagem oral).
- Realização de reuniões de mobilização de comunidades (linguagem oral).
- Realização de entrevistas individuais ou em grupo (linguagem oral).
- Realização de acolhimento e acompanhamento social (linguagem oral).
- Redação de diários de campo (linguagem escrita).
- Preenchimento de livros de registro (linguagem escrita).
- Redação de relatórios e parecer social (linguagem escrita).
- Redação de atas de reunião (linguagem escrita).
A linguagem como instrumento de trabalho do assistente social
- Como visto, a linguagem é um importante (senão o mais importante) instrumento de trabalho do assistente social.
- Nesse sentido, o professor Charles Toniolo classifica esse instrumento em direto ou indireto.
- Em resumo, na classificação como instrumentos diretos, temos as situações de uso da linguagem oral, uma vez que proporciona a atuação do assistente social 'cara a cara' com o usuário do serviço (vide os exemplos que citamos acima).
- Já as situações de uso da linguagem escrita correspondem aos instrumentos indiretos, os quais são utilizados, em regra, após os diretos ou como resultado desses (vide também os exemplos acima).
Mais sobre a atuação do assistente social: https://brainly.com.br/tarefa/32506908
Bons estudos!